Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14177
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Articulação entre pesquisa e ensino em sala de aula. Um desafio para o saber e a prática docente universitária
Autor(es): Loiola, Francisco Antônio
Palavras-chave: Pesquisa e ensino;Prática docente universitária;Relação entre pesquisa e ensino
Data do documento: 1993
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: LOIOLA, Francisco Antônio. Articulação entre pesquisa e ensino em sala de aula. Um desafio para o saber e a prática docente universitária. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 15, n. 23, 24, 25 e 26, p. 119-127, 1992/1993.
Resumo: Neste texto pretende-se abordar a questão do trabalho docente universitário considerando as ações integradas entre o ensino e a pesquisa, o que pressupõe uma reflexão sobre a problemática dos saberes, reconceitualizando a ação do professor enquanto docente e pesquisador. Sabe-se que, notadamente no ensino superior, a questão da relação entre pesquisa e ensino é extremamente polêmica. Dir-se-ia tratar-se mesmo de uma "associação problemática" (CUNHA, 1980; VIEIRA, 1993). Desde os anos 30, quando surgiram as primeiras normas sobre o ensino superior, essa questão assumiu ares de princípio, o princípio da indissociabilidade entre pesquisa e ensino e, em 1968, a Reforma Universitária (Lei nº 5.540) instituiu finalmente " ... a contigência da pesquisa na vida do professor comum, e do ensino na vida do pesquisador" (VIEIRA, op. cit. p. 4). A imposição da lei não logrou êxito. O ensino e a pesquisa continuam separados em áreas distintas, e a sala de aula ainda é, predominantemente, o lugar exclusivo para a transmissão pura e simples do conhecimento. Em nível do discurso oficial e nas falas e escritos de professores-autores, a afirmação da unidade entre ensino e pesquisa permanece como um princípio e uma meta a alcançar...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14177
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1992_art_faloiola.pdf4,48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.