Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico
Autor(es): Fernandes, Maria Estrela Araújo
Palavras-chave: Profissional da educação;Formação;Necessidades sociais;Princípio básico
Data do documento: 1994
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FERNANDES, Maria Estrela Araújo. Formação do profissional de educação: necessidades sociais e princípio básico. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 16, n. 27 e 28, p. 58-70, 1994.
Resumo: A questão da formação de educadores apresenta-se como fundamental na análise da problemática educacional brasileira. Há várias tendências que tentam centralizar ou reduzir toda a análise da nossa educação nesta questão, partindo de uma visão puramente técnico-metodológica. Outras tendências, porém, descobriram que a formação de educadores é apenas um dos elementos de um todo social, complexo e contraditório, onde recebe influência mas também o influencia. A partir deste pressuposto, entende que a educação é uma prática social estritamente vinculada ao processo histórico da atividade social e produtiva dos homens. Partindo desse último grupo de tendências, análise dos problemas da educação brasileira, mais especialmente no nosso caso, da formação do educador, terá que ser contextualizada e historicizada. A redução em analisar a questão educacional somente sob o prisma da formação do educador, cairia inevitavelmente num pedagogismo ingênuo e idealista. Numa tentativa de superar isto, necessário se faz partir de uma concepção crítico-dialética que tem como característica fundamental a compreensão da realidade social como totalidade...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14197
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1994_art_meafernandes.pdf13,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.