Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14204
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética
Autor(es): Aquino, João Emiliano Fortaleza de
Palavras-chave: Educação estética;Ética;Objetivação humana
Data do documento: 1995
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: AQUINO, João Emiliano Fortaleza de. Friedrich Schiller: o significado ético da educação estética. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 21-31, 1995.
Resumo: Na reflexão filosófica de Friedrich Schiller 1759-1805), são indissociáveis os problemas estéticos, morais e políticos. No presente artigo, buscaremos demonstrar como o seu conceito de educação estética tematiza a unidade dessas três formas de objetivação humana, ao mesmo tempo em que resguarda as suas especificidades. Para tanto, principiaremos pela exposição das relações entre o ético e o político, prosseguindo com as suas reflexões sobre problema ético na modernidade para, finalmente, identificar como o estético é pensado por Schiller como a via de mediação para o ético...
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14204
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1995_art_jefaquino.pdf10,86 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.