Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205
Title in Portuguese: A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault
Author: Vasconcelos, José Gerardo
Keywords: Saber e poder
Disciplinamento
Ética
Violência
Educação na escola
Issue Date: 1995
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Vasconcelos, J. G. (1995)
Abstract in Portuguese: Este estudo constitui parte de uma pesquisa que desenvolvemos sobre o pensamento de Michel Foucault, extensão do qual foram alguns seminários, proferidos na Universidade Estadual do Ceará, em maio de 1994, tendo como temática central a Ética, a Violência e o Poder. Procuraremos entender aqui a possível relação do assunto com a escola, tomando-se em consideração o fato de que a possibilidade de atuação sobre os corpos dos indivíduos torna-se mais visível nos espaços institucionais. Isso não quer dizer porém, que o poder deixe de se manifestar nas demais esferas do cotidiano, pois que este grande objeto dos estudos de Foucault deve ser entendido como algo essencialmente relacional, produtor de saber e de subjetividade. Assim, pois, é que o autor da Microfísica do Poder se posiciona acerca da explicação dos movimentos do poder: Quando penso na mecânica do poder, penso em sua forma capilar de existir, no ponto em que o poder encontra o nível dos indivíduos, atinge seus corpos, vem se inserir em seus gestos, suas atitudes, seus discursos, sua aprendizagem, sua vida quotidiana. (FOUCAULT, 1986b: 131)...
Description: VASCONCELOS, José Gerardo. A produção de saber/poder e os processos de disciplinamento na escola: revivendo o pensamento de Michel Foucault. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 17 e 18, n. 29, 30, 31 e 32, p. 32-37, 1995.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14205
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1995_art_jgvasconcelos.pdf5,9 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.