Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14263
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O fim do trabalho: crise ou nova civilização, perspectivas para a educação
Autor(es): Furtado, Luís Távora Ribeiro
Palavras-chave: Desemprego;Capitalismo;Educação;Globalização
Data do documento: 1998
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: FURTADO, Luís Távora Ribeiro. O fim do trabalho: crise ou nova civilização, perspectivas para a educação. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 35, p. 37-44, 1998.
Resumo: Relacionar o fenômeno mundial do desemprego, relacionar as transformações no mundo do trabalho, crise do capitalismo, conjuntura geopolítica mundial e educação é o objetivo desse trabalho. Nesse contexto adverso apresentam-se as perspectivas sociais para as novas gerações tendo como centro a problemática educacional. A tese fundamental é que numa conjuntura mundial de crise social e de desemprego, concomitante ao advento das novas tecnologias, a educação ressurge como questão central para o desenvolvimento econômico e a democracia. Interesses contraditórios entram em jogo os empresários e os governos apresentam suas propostas. Cabe refletir sobre a possibilidade de democratização da escolarização e dos seus objetivos. Temas como: trabalho e novas tecnologias, especulação financeira, desemprego, problemática das cidades, conjuntura geopolítica, globalização X localismo, fundamentalismo e Educação são articulados num panorama geral introdutório da sociedade contemporânea.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14263
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1998_art_ltfribeiro.pdf7,42 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.