Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14290
Title in Portuguese: Tecendo a democracia na escola: outro olhar sobre a participação popular na prática pedagógica
Author: Damasceno, Maria Nobre
Keywords: Democracia
Prática Pedagógica
Participação popular
Issue Date: 1998
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Daamsceno, M. N. (1998)
Abstract in Portuguese: Este estudo situa-se entre aqueles que buscam entender o que se passa "por dentro da escola pública", trata-se de uma tentativa de apreender e explicar não apenas o discurso, mas a prática pedagógica efetivamente concretizada no cotidiano escolar. A análise é realizada considerando não apenas o discurso, mas o significado e o fundamento das ações dos atores. Constata-se que a qualidade da interação escola-comunidade é conseqüência do processo da organização e mobilização da população no meio social onde a escola se situa. Na maioria das escolas investigadas, foi observada uma participação significativa e diversificada por parte das entidades comunitárias. Uma incursão pelos dados empíricos deixa claro que, embora o conteúdo ensinado pela escola pública, em muitos casos, ainda seja marcado por uma forte tendência uniformizante, e portanto, muitas vezes inadequado à realidade dos alunos; evidenciam também, por outro lado - que à medida em que a população se organiza, se mobiliza e participa efetivamente, os seus interesses, seus projetos, e seus saberes, passam a ser considerados, debatidos e em algum grau incorporados pela escola, favorecendo assim à diversificação cultural. Na prática pedagógica observou-se que esta articulação realiza-se principalmente através do trabalho de socialização da criança que centraliza-se em temas extraídos das experiência do meio popular vivenciados pelos alunos. Esta prática de pedagógica é entendida como o momento de intercâmbio de conhecimento e de troca de ideias onde o saber é compartilhado a partir da visão de mundo que o aluno possui.
Abstract: This stady is among those which want to understand what on "inside the public school ". It consist not only of the attempt to grasp and to explain the discourse, bat mainly, it is a pedagigical practice to be, in fact, realized in the daily school. There fore, the analyses is carried out not only taking into consideration the discourse, bat the meaning and the motive for the actor's actions. It is obvions that the quality of the interactions between community-school is a consequence of the process of the organization and mobilization of the population in the social means where the school is situaded. Most of the schools which were investigated it was noticed a significant and diversified participation of the community groups. An attack on the empirical data is clear that, although the contents taught in the public school, in many cases, is still demarcated by a strong unform tendency, and therefore, many times unsuitable to the students reality; it also shows that, on the other hand - while the population organize and mobilize themselves, and participate effectively, their interets, projects, and khowledge began to be considered, discussed and somehow incorporated in the school, therefore, bringing benefits to the cultural diversification. It was noticed in the pegagogical practice tnat this articulation realized mainly through the work of the child socialization which centralizes in subjects extraeted from the experience of the students environment. This pegagogical practice is grasped as a moment of the exchenge of knowledge and ideas where the knowledge is shared from the student's view of his world.
Description: DAMASCENO, Maria Nobre. Tecendo a democracia na escola: outro olhar sobre a participação popular na prática pedagógica. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 20, n. 36, p. 120-130, 1998.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14290
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1998_art_mndamasceno.pdf10,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.