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Title in Portuguese: Joaquim Nogueira: percurso profissional, projetos escolares e práticas educacionais (1904-1934)
Title: Joaquim Nogueira: professional experience, practical educational and educational projects - (1904-1934)
Author: Bezerra, Daniele Barbosa
Advisor(s): Vasconcelos Júnior, Raimundo Elmo de Paula
Keywords: Nogueira,Joaquim da Costa,1866-1935 – Livros e leitura
Educadores – Fortaleza(CE) – Biografia
Educação – Fortaleza(CE) – 1904-1934
Influência(Literária,artística,etc.)
Biography of Joaquim da Costa Nogueira
Pedagogical practices
Cearense education
Issue Date: 2015
Publisher: www.teses.ufc.br
Citation: BEZERRA, Daniele Barbosa. Joaquim Nogueira: percurso profissional, projetos escolares e práticas educacionais (1904-1934). 2015. 182f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Abstract in Portuguese: O professor Joaquim da Costa Nogueira dedicou-se à educação, em Fortaleza, no período de 1904-1934. Fundou o Instituto de Humanidades (1904) e o Collegio Nogueira (1918) que ficaram na história da educação cearense pela vanguarda de suas experiências pedagógicas. Esta pesquisa reconstitui o percurso profissional, os projetos escolares e educacionais fomentados por ele; identifica os teóricos que o alicerçaram em sua vida profissional, assim como as leituras que o balizaram na construção do saber. A somar com a sua atividade de educador apresenta-se, uma outra faceta de Joaquim Nogueira, a de editor de livros. Proprietário da Typhographia Escolar, junto ao seu filho, José Mendonça Nogueira, foram responsáveis por diversas publicações de caráter didático, além de outros gêneros, tais como: a Revista Escolar, o Anno Escolar, o Baralho Arithmetico, As Lições Progressivas das Primeiras Letras, Lições de Arithmetica, o Anuário Cearense; o jornal, Bandeirante; a Miscellanea, o Indicador Cearense, o periódico Bric à Brac. Além disso, identifica-se os personagens coadjuvantes da sua história, em sua Teia de Sociabilidades, que até então, permanece ignorada pela historiografia. O diálogo com autores do porte de Ricoeur, Le Goff, Dosse, Wolff, Veyne, foram fundamentais para a construção dessa pesquisa. A relevância desta biografia para a história da educação deve-se à possibilidade de compreensão de suas práticas educacionais, além da necessidade de situá-lo na sociedade das três primeiras décadas, no Ceará, a partir dos vínculos profissionais com educadores e intelectuais de outros estados e países. Conclui-se que o nome de Joaquim da Costa Nogueira é de extrema relevância para a história da educação no Ceará e não pode ser ignorado pelos investigadores da área.
Abstract: Joaquim da Costa Nogueira was dedicated to education in Fortaleza in the 1904-1934 period. He founded the Institute of Humanities (1904) and the Collegio Nogueira (1918) who were in the history of Ceará education by forefront of their educational experience. This research reconstructs his career, school and educational projects supported by it; identifies theorists that underpinned in your professional life as well as the readings as guidelines in the construction of knowledge. The sum with your educator activity presents itself, another facet of Joaquim Nogueira, the books editor. Owner of Typhographia School, next to his son, José Mendonça Nogueira, were responsible for several didactic publications, as well as other genres, such as the School Magazine, the Anno School, the Deck Arithmético, The Progressive Lessons from the First Letters, Lessons Arithmética, the Cearense Yearbook; the newspaper, Bandeirante; the Miscellanea, the Cearense Indicator, the journal Bric à Brac. In addition, it identifies the supporting characters of his story, in chain of sociability, until then, remain ignored by historiography. Dialogue with size of the authors of Ricoeur, Le Goff, Dosse, Wolff, Veyne, were instrumental in the construction of this research. The relevance of this biography to the history of education is due to the possibility of understanding of their educational practices, and the need to place him in the company of the first three decades, Ceará, from professional ties with educators and intellectuals from other states and countries. It concludes that the name of Joaquim da Costa Nogueira is extremely important for the history of education in Ceará and can not be ignored by researchers in the field. Keywords: Biography of Joaquim da Costa Nogueira. Pedagogical practices. Cearense education. Chain of sociability.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14375
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