Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14412
Title in Portuguese: Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar
Title: Flipchart application for promoting maternal self-efficacy in breastfeeding
Author: Chaves, Anne Fayma Lopes
Lima, Glayciane Pinheiro de
Melo, Gleicia Martins de
Rocha, Rebeca Silveira
Vasconcelos, Hérica Cristina Alves de
Oriá, Mônica Oliveira Batista
Keywords: Aleitamento Materno
Autoeficácia
Educação em Saúde
Issue Date: May-2015
Publisher: Rev Rene
Citation: CHAVES, A. F. L. et al. Aplicação de álbum seriado para promoção da autoeficácia materna em amamentar. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 3, p. 407-14, maio/jun. 2015.
Abstract in Portuguese: Objetivo: avaliar os efeitos do uso do álbum seriado como intervenção educativa na melhoria da autoeficácia materna na amamentação. Métodos: estudo quase experimental com 41 puérperas: Grupo Intervenção (n=20) e Grupo Controle (n=21) de uma maternidade pública. A intervenção consistiu na aplicação do álbum seriado “Eu posso amamentar o meu filho” no pós-parto imediato e contato telefônico após 15 dias. Para ambos os grupos, foi aplicada a Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form no momento inicial e após 30 dias. Resultados: antes da intervenção, no grupo intervenção havia 75% com elevada autoeficácia e no grupo controle 71% das mães tinham alta autoeficácia. Constatou-se que, após intervenção educativa, todas as puérperas do grupo intervenção apresentaram autoeficácia elevada, enquanto que o percentual se manteve semelhante ao início no grupo controle (76%). Conclusão: o álbum seriado teve efeito positivo na elevação da autoeficácia das mães em amamentar.
Abstract: Objective: evaluating the effects of using a flipchart as an educational intervention in improving maternal self-efficacy in breastfeeding. Methods: a quasi-experimental study with 41 postpartum women: Intervention Group (n = 20) and Control Group (n = 21) of a public hospital. The intervention consisted of implementing the flipchart “I can breastfeed my baby” in the immediate postpartum and were contacted by telephone after 15 days. For both groups, Breastfeeding Self-Efficacy Scale-Short Form was applied at baseline and after 30 days. Results: before the intervention, the intervention group was 75% with high self-efficacy and 71% of the mothers in the control group of had high self-efficacy. It was found that after educational intervention, all the mothers in the intervention group showed high self-efficacy, while the percentage remained similar to before in the control group (76%). Conclusion: the flipchart had a positive effect on the elevation of self-efficacy in nursing mothers.
Abstract in Spanish: Objetivo: evaluar efectos del uso del álbum seriado como intervención educativa en la mejora de la autoeficacia materna en amamantamiento. Métodos: estudio cuasi-experimental con 41 puérperas: Grupo de Intervención (n=20) y Grupo Control (n=21) de una maternidad pública. La intervención consistió en la aplicación del álbum ilustrado “Puedo alimentar a mi hijo” en el posparto y contacto por teléfono después de 15 días. Para ambos grupos, se aplicó la Breastfeeding Self-Efficacy Scale- Short Form al inicio del estudio y después de 30 días. Resultados: antes de la intervención, el grupo intervención obtuvo 75% de autoeficacia y, en el grupo control, 71% de las madres presentaron alta autoeficacia. Después de la intervención educativa, las madres del grupo intervención mostraron alta autoeficacia, mientras que el porcentaje se mantuvo similar a temprana en el grupo control (76%). Conclusión: el álbum ilustrado tuvo efecto positivo en la elevación de la autoeficacia de madres en lactancia.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14412
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-6783 On-line
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_aflchaves.pdf219,36 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.