Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14423
Tipo: Artigo de Periódico
Título: O processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem – uma proposta, um estudo exploratório
Autor(es): Mantoan, Maria Teresa Eglér
Stegun, Maria Cecília Ballaben
Baranauskas, Maria Cecília Calani
Barcellos, Gianfrancesca Cutini
Higaki, Patrícia Y.
Palavras-chave: Ensino/aprendizagem mediados pela comunicação eletrônica;Design de interfaces;Ensino a distância
Data do documento: 1999
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MANTOAN, M. T. E; STEGUN, M. C. B.; BARANAUSKAS, M. C. C. ; BARCELLOS, G. C.; HIGAKI, P. Y. (1999)
Resumo: A tecnologia da Internet e o WWW reavivaram através da mídia do computador e a telemática a possibilidade do "ensino a distância", que se servia basicamente do correio, rádio e TV. Mais do que um veículo para cursos em determinado domínio do conhecimento, argumentamos que a Internet representa um novo espaço para se discutir as práticas pedagógicas tradicionais. Neste trabalho propomos e discutimos os pressupostos teórico-metodológicos que norteiam nossa concepção de educação a distância e de espaço virtual de aprendizagem. Ilustramos nossa discussão com resultados preliminares do design e uso do Papo-Mania, uma ferramenta de chat em uso por alunos portadores da Síndrome de Down.
Abstract: The technology of the Internet and the WWW revived through the media of the computer and telecommunication the possibility of the" distance teaching", which used to be practised basically with the postal service, radio and TV. More than a vehicle for courses in certain knowledge domains, we argue that the Internet represents a new place to discuss the traditional pedagogic practices. In this work we propose and we discuss the theoretical-methodological presuppositions that guide our conception of distance education and of virtual spaces for learning. We illustrate our discussion with preliminary results of the design and use of Papo-Mania: a chat tool in use by students with the Down Syndrome.
Descrição: MANTOAN, Maria Teresa Eglér; STEGUN, Maria Cecília Ballaben; BARANAUSKAS, Maria Cecília Calani; BARCELLOS, Gianfrancesca Cutini; HIGAKI, Patrícia Y. O processo comunicativo em ambientes virtuais de aprendizagem – uma proposta, um estudo exploratório. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 152-160, 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14423
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1999_art_mtemantoanmcbstegun.pdf9,07 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.