Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14427
Title in Portuguese: Resenha Kelma Matos – “nas trilhas da experiência: a memória, a crise e o saber do movimento popular”
Author: Damasceno, Maria Nobre
Keywords: Memória
Saber
Movimento popular
Issue Date: 1999
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: DAMASCENO, M. N. (1999)
Abstract in Portuguese: Quem acompanha e estuda o movimento de bairros, particularmente no Brasil, não pode deixar de notar as mudanças significativas que vêm ocorrendo, a partir da década de oitenta. Tomou-se visível que o encanto, a força, a energia demonstrada pelos seus atores sociais, gradativamente foram perdendo o vigor após a democratização do país. Uma explicação mais consistente para o fenômeno, vem sendo buscada pelos estudiosos do tema e pelos próprios participantes. É dentro deste contexto que se situa a importante contribuição da pesquisa realizada por Kelma Socorro de Lopes Matos. Para dar conta deste objeto tão complexo, instigante e repleto de desafios, a autora elege como categorias básicas a memória, a crise e o saber gestado nesse processo coletivo. Trabalha com três tipos de sujeitos principais: os atores sociais diretamente envolvidos, isto é, as lideranças, os especialistas que estudam a problemática, e os técnicos de entidades governamentais que realizam ações sociais...
Description: MATOS, Kelma Socorro Lopes de. Fortaleza: UNIFOR, 1998, 147p. Resenha de: DAMASCENO, Maria Nobre. Kelma Matos – “nas trilhas da experiência: a memória, a crise e o saber do movimento popular”. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 2, n. 38, p. 186-187, 1999.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14427
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Appears in Collections:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
1999_art_mndamasceno.pdf1,62 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.