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Title in Portuguese: Organização do ensino em ciclos: a proposta de avaliação da aprendizagem da Seduc – alguns enviesamentos
Author: Alexandrino, Manuel Carvalho
Keywords: Educação
Escola
Projeto pedagógico
Ciclo
Conhecimentos
Conteúdos
Aprendizagem
Avaliação
Issue Date: 2000
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: Alexandrino, M. C. (2000)
Abstract in Portuguese: Esse estudo apresenta uma análise da proposta da Seduc para a avaliação de aprendizagem nos ciclos. O material analisado se propõe a oferecer aos professores indicações metodológicas de como avaliar dentro da nova organização do ensino, numa perspectiva construtivista. A análise objetiva discriminar a maneira como a proposta é fundamentada, tendo em vista que o documento serve como orientação à prática pedagógica dos professores. Mostra incoerências do discurso em relação a possibilidade de torná-la exequível. Trata a importância do conteúdo como determinante para a formação do homem competente, associando-se outros indicadores de caráter ontológico. Reporta-se a necessidade de uma fundamentação sobre avaliação, seus princípios, funções e modalidades; a mensuração, as técnicas de elaboração de testes e provas, argumentando-se que é preciso um mínimo de conteúdo para que o aluno possa ser avaliado. Discorre-se sobre a importância do Projeto Pedagógico, mostrando-se que é ele quem deve trazer a proposta específica de avaliação da aprendizagem porque sua feitura é um produto coletivo dos vários segmentos da escola.
Abstract: This study presents an analysis of a proposal by the Secretariat for Education for the State of Ceará to access the learning process in cycles. The material analyzed hopes to offer to teachers some methodological indications as to how asses inside a new teaching organization from a constructiv e perspective. The object of the analysis was to show the manner in whicb the proposal was founded, remembering that this document has to serve as a practical pedagogical orientation for teachers. It brings to light several incoherencés regarding the possibility of putting it into practice. It shows the importance of contence as a determining factor for the formation of competent men together with other indicators of an ontological character It shows the need for an foundation, its principles, functions and modalities, measurement, the elaboration of tests and examination techniques, with the argument that it is necessary to have a minimum of content for the student to be assessed. It analyzes the importance of the Pedagogical Project, showing it is this that project ought to present a specific proposal for learning assessment because its makeup is the collective product of the various segments of the school.
Description: ALEXANDRINO, Manuel Carvalho. Organização do ensino em ciclos: a proposta de avaliação da aprendizagem da Seduc – alguns enviesamentos. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 21, v. 1, n. 39, p. 42-52, 2000.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14437
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117 (impresso)
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