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Título: Contribuição ao estudo da imprimação betuminosa das bases rodoviárias do Estado do Ceará
Título em inglês: Contribution to the study of bituminous prime coat on road´s base layers of Ceará State
Autor(es): Rabêlo, Antonio Nobre
Orientador(es): Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Rodovias
Custos
Transportes
Data do documento: Dez-2006
Citação: RABÊLO, A. N. (2006)
Resumo: A imprimação betuminosa pode ser definida como a aplicação de uma camada de material asfáltico sobre uma base granular, com a finalidade de melhorar suas qualidades tecnológicas. Nos pavimentos das rodovias de baixo volume de tráfego o papel da imprimação é ainda mais importante para o seu desempenho, tendo em vista a reduzida espessura dos seus revestimentos, aliada à sua pouca ou inexistente função estrutural. Esse trabalho tem como objetivo principal investigar os principais fatores que influenciam na penetração da imprimação betuminosa para bases de pavimentos de rodovias de baixo volume de tráfego do estado do Ceará. Para tanto, foram coletadas amostras de solos na região do agropólo Baixo Jaguaribe, o qual foi selecionado pela sua importância no cenário econômico e social do estado. As amostras coletadas foram submetidas aos ensaios de caracterização, granulometria conjunta, Proctor, CBR e expansão na energia intermediária. Para preparação dos corpos de prova submetidos aos ensaios de imprimação foi realizada uma adaptação do processo de compactação executado no cilindro Proctor para o cilindro Marshall. Os materiais betuminosos empregados para execução dos ensaios de imprimação foram a emulsão RM-1C, o asfalto diluído CM-30 e uma mistura produzida a partir da adição do líquido da castanha de caju (LCC), ao cimento asfáltico de petróleo (CAP). Os resultados obtidos do experimento revelaram que a imprimação é uma operação bastante complexa, que sofre a interferência de diversos fatores, tais como: o tipo e a taxa de ligante aplicado, as condições de preparo da superfície da base, umidade de compactação, etc. Verificou-se também, que o LCC pode ser utilizado satisfatoriamente, à luz da penetração, como diluente asfáltico.
Abstract: Bituminous prime coat can be defined as the application of an asphalt film layer on a granular base, for the improvement of its technological qualities. In pavements subjected to the role of the prime coats is even more important due to the reduced thickness of the surface and its low or inexistent structural function. The purpose os this work is to investigate the main factors that affect the penetration of the bituminous prime coat in bases layers with traffic low volume in the state of Ceará. Soil samples were collected in the agrozone of Baixo Jaguaribe. This region was selected because of importance in the economic and social scene of the state. The collected samples were submitted to characterization tests, gradation, Proctor, CBR and expansion considering the intermediate energy. An adaptation of the compacting process was done for preparing the samples submitted to the prime coat tests. The change in the procedure consisted in compacting through the Marshall cylinder, instead of the Proctor cylinder. The procedures of the Villibor’s methodology were adapted, as well. The bituminous materials used in the prime coat tests were the emulsion RM-1C and cutback CM-30. It was also used a binder produced with the addition of the liquid of the cashew nut (LCC) to the asphalt cement. Results observed of the experiments had disclosed that the prime coat is a complex material, it’s affect by many factors, such as: the type and the rate the applied binder, the preparing conditions of the base surface, moisture content in compaction, etc. It was also verified that the LCC can satisfactorily be used as cutback, observing the parameter of penetration.
Descrição: RABÊLO, A. N. Contribuição ao estudo da imprimação betuminosa das bases rodoviárias do Estado do Ceará. 2006. 204 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1446
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