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Título: Avaliação de misturas de solos estabilizados com Cal, em pó e em pasta, para aplicação em rodovias do Estado do Ceará
Título em inglês: Evaluation of soils mixtures stabilized with lime (in powder and diluted in water) for application in highways in the State of Ceara
Autor(es): Araújo, Arielton Fonteles
Orientador(es): Barroso, Suelly Helena de Araújo
Palavras-chave: Calagem dos solos
Solos - Compactação
Pavimentos
Rodovias
Data do documento: Jan-2009
Citação: ARAUJO, A. F. (2009)
Resumo: A Região do Agropólo do Baixo Jaguaribe desempenha um importante papel no cenário econômico e social do estado do Ceará, propiciando, a cada dia, novas oportunidades para o desenvolvimento local de atividades relacionadas à agricultura irrigada e aos agronegócios. Verifica-se, contudo, que a infra-estrutura rodoviária da região encontra-se muito precária, apresentado fatores, como a falta de solos adequados e os limitados recursos financeiros, que acabam inviabilizando economicamente os investimentos na melhoria da malha rodoviária local. Torna-se então necessária a busca por alternativas tecnológicas que permitam a redução dos custos de implantação e melhoria de pavimentos. O objetivo deste trabalho foi avaliar a viabilidade técnica do uso da cal na estabilização de solos ocorrentes no Agropólo do Baixo Jaguaribe, estado do Ceará, para o emprego em camadas nobres de rodovias. Nesse trabalho foram selecionadas duas amostras de solos da região para o estudo da estabilização com a inserção da cal. Foram analisadas duas formas de aplicação do estabilizante ao solo: uma delas diluída na água de compactação (método proposto) e a outra em pó (método convencionalmente utilizado). As outras variáveis investigadas na pesquisa relacionaram-se com os teores da cal aplicados (3%, 5% e 7%), os tempos de cura aos quais as misturas foram submetidas (0, 7, 14, 28 e 90 dias) e a variação das energias de compactação, normal e intermediária, utilizadas em alguns ensaios específicos. As misturas estabilizadas foram submetidas a dois métodos de dosagem: um analisando o comportamento químico das amostras, por meio da evolução dos valores de pH, e o outro analisando o comportamento mecânico, por meio da evolução dos valores de resistência à compressão simples. As misturas produzidas em laboratório foram submetidas também a avaliação da resistência mecânica por meio dos ensaios de Resistência à Compressão Simples, Resistência à Tração por Compressão Diametral e Módulo de Resiliência. Foi verificado que a estabilização química realizada através da adição da cal (em pó e em pasta) proporcionou o incremento de resistência nas amostras naturais dos solos estudados, em função de algumas características físicas e químicas dos mesmos. Com base nos ensaios realizados, verificou-se uma melhor aplicabilidade da cal no processo de estabilização de um dos solos estudados.
Abstract: The Baixo Jaguaribe’s Agricultural Pole plays an important role in the socio-economic scenario in the State of Ceara. This agriculture pole has been promoting new opportunities for the development of irrigated agriculture and agribusiness; nevertheless, its highway infrastructure is poor. The region’s lack of appropriate soil coupled with limited financial resources make economically unfeasible any effort to improve the road network. Therefore, it is necessary to search for technological alternatives that allow both the reduction of implantation costs and the pavement improvement. The objective of this study was to evaluate the technical viability of using lime to stabilize the soil at the Baixo Jaguaribe´s Agricultural Pole, Ceara, to be used in noble layers of highway. Two samples from the region’s soil were selected for this study in order to investigate the soil stabilization after adding lime. Two methods of administering the stabilizer to the soil were analyzed: in the first one, the lime was diluted in the compacting water (experimental method) and, in the second on, the lime powder was directly administered (control method). Other variables investigated in this study are a) the rate of lime administered (3%, 5%, and 7%), b) the curing time to which the mixtures were administered (0, 7, 14, 28, and 90 days), and c) the compacting energy variation, normal and intermediate, used in some specific tests. The stabilized mixtures were submitted to two dosage methods: one analyzed the samples’ chemical performance through the pH values evolution and the other one analyzed the samples’ mechanic performance through the resistance to simple compression values evolution. The mixtures produced in the laboratory were also submitted to mechanic resistance evaluations through the compression strength test, the diametrical compression test, and the resilience modulus test. It was observed that the chemical stabilization obtained by adding lime (powder or diluted in water) promoted improvement at the analyzed soil samples due to the some of the soil physical and chemical features. Based on these analyses, the best outcome by adding lime to stabilize the soil was observed in one of the investigated soils.
Descrição: ARAUJO, A. F. Avaliação de misturas de solos estabilizados com Cal, em pó e em pasta, para aplicação em rodovias do Estado do Ceará. 2009. 175 f. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Transportes) - Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1447
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