Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14473
Title in Portuguese: Grupo para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer: vivência de docentes à luz da complexidade
Title: Group for family/caregivers of elderly with Alzheimer’s: experience of teachers based on the complexity
Author: Ilha, Silomar
Backes, Dirce Stein
Santos, Silvana Sidney Costa
Gautério-Abreu, Daiane Porto
Zamberlan, Claudia
Blasi, Tereza Cristina
Keywords: Doença de Alzheimer
Apoio Social
Dinâmica não Linear
Pessoal de Saúde
Docentes de Enfermagem
Issue Date: Jul-2015
Publisher: Rev Rene
Citation: ILHA, S. et al. Grupo para familiares/cuidadores de idosos com Alzheimer: vivência de docentes à luz da complexidade. Rev Rene, Fortaleza, v. 16, n. 4, p. 603-12, jul./ago. 2015
Abstract in Portuguese: Objetivo: compreender as relações vivenciadas por um grupo de docentes da área da saúde direcionadas aos familiares/ cuidadores de pessoas idosas com doença de Alzheimer. Métodos: pesquisa qualitativa, realizada com cinco docentes participantes de um grupo de apoio desenvolvido em uma instituição universitária. Dados coletados pela técnica de Grupo Focal, submetidos à Análise Focal Estratégica. Resultados: identificaram-se seis categorias: Dificuldade na sensibilização dos participantes acerca da doença de Alzheimer; A interdisciplinaridade nas orientações; Troca de conhecimento; Adquirir/ buscar mais conhecimento; Expansão/socialização do conhecimento sobre a doença de Alzheimer: um desafio ainda existente; Ausência de assiduidade: uma ameaça à existência do grupo. Conclusão: a desordem é uma realidade vivenciada pelos docentes no grupo, que se (re)organizam constantemente em busca da melhor forma de orientar e promover cuidados. Descritores: Doença de Alzheimer; Apoio Social; Dinâmica não Linear; Pessoal de Saúde; Docentes de Enfermagem.
Abstract: Objective: to understand the relationships experienced by a group of health care teachers directed to family members/ caregivers of older people with Alzheimer’s disease. Methods: qualitative research, conducted with five teachers participating in a support group developed in a university. Data collected by the technique of focus group submitted to Focal Strategic Analysis. Results: six categories were identified: Difficulty in raising awareness of the participants about Alzheimer’s disease; The interdisciplinary in the guidelines; Exchange of knowledge; Acquire/search for more knowledge; Expansion/socialization of knowledge about Alzheimer’s disease: an even existing challenge; Absence attendance: a threat to the existence of the group. Conclusion: the disorder is a reality experienced by teachers in the group, which is (re) organize constantly seeking the best way to guide and foster care.
Abstract in Spanish: Objetivo: comprender las relaciones experimentadas por un grupo de profesores del área de atención a la salud dirigidas a familiares/cuidadores de ancianos con enfermedad de Alzheimer. Métodos: investigación cualitativa, con cinco profesores participantes de un grupo de apoyo desarrollado en una universidad. Datos recolectados mediante la técnica de grupo focal sometidos a Análisis Estratégico focal. Resultados: se identificaron seis categorías: Dificultad en la sensibilización de los participantes acerca de la enfermedad de Alzheimer; Interdisciplinariedad en las directrices; Intercambio de conocimientos; Adquirir/buscar más conocimiento; Expansión/socialización del conocimiento sobre la enfermedad de Alzheimer: un reto aún existente; Ausencia de asiduidad: una amenaza para la existencia del grupo. Conclusión: el trastorno es una realidad experimentada por profesores en el grupo, que se (re)organizar constantemente en búsqueda de la mejor manera de orientar y promover atención.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14473
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 2175-6783 online
Appears in Collections:DENF - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015_art_isilomar.pdf284,74 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.