Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14580
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Avaliação do interesse e do desempenho da criança na leitura
Autor(es): Machado, Rosélia Costa de Castro
Moreira, Rui Verlaine Oliveira
Palavras-chave: Desempenho;Leitura;Criança;Avaliação
Data do documento: 2001
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: MACHADO, Rosélia Costa de Castro; MOREIRA, Rui Verlaine Oliveira. Avaliação do interesse e do desempenho da criança na leitura. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 22, v. 1, n. 41, p. 54-69, 2001.
Resumo: O objetivo deste trabalho é avaliar o interesse e o desempenho na leitura, por parte das crianças que participaram de projeto específico desenvolvido pela biblioteca infantil Rachel de Queiroz, no SESC de Fortaleza. Para este estudo, foram entrevistados 16 crianças, seus pais e professores. O referencial teórico utilizado foi a fenomenologia, pois queríamos buscar nas crianças, pais e professores as respostas para as perguntas levantadas sobre o interesse e desempenho na leitura. Heidegger e Cadamer foram referidos para entendermos a relação entre leitor, autor e texto. A postura desenvolvida pelo leitor em relação ao texto vai influenciar o desenvolvimento do gosto na leitura, sendo um processo que se inicia na infância e, muitas vezes, subsiste por toda a vida. O conceito de compreensão desenvolvido por Cadamer serviu como marco para procedermos a avaliação da busca empírica. Os resultados encontrados apresentam algumas variáveis que interferiram no desenvolvimento do gosto e desempenho das crianças investigadas em relação ao ato de ler.
Abstract: The object of this work is to access the interest and the literaty performance of children who took part in a special project elaborated by professionals of the Rachel de Queiroz library for infant literature, in the Social Services of Ceará in Fortaleza. The study interviewed 16 children as well as their parents and teachers. Phenomenology was used as the theoretic reference, and an effort was made to get snswers, not only from the children, but also their parents and teachers to questions regarding interest and performance in literature. Heidegger and Gadamer were the references for understanding the relationship between reader, author and text. The altitude of the reader in relation to the text influences the development of pleasure in reading, this being a process which begins in infancy and very often is lifelong. The concept of understanding developed of by Gadamer served as a reference for us to proceed with the empiric assessment. The results showed that some variables interfered with the development of pleasure and performance of the children examined in relation to the act of reading.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14580
ISSN: (0102-1117) Impresso
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2001_art_rcmachado.pdf13,06 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.