Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14627
Tipo: Dissertação
Título: O corpo como zona de inventividade no processo de criação de Wagner Rossi Campos
Título em inglês: El cuerpo como zona de invención en el proceso de creación de Wagner Rossi Campos
Autor(es): Souza, Ana Cecília Araújo Soares de
Orientador: Araújo, Galciani Maria Neves de
Palavras-chave: Campos, Wagner Rossi, 1966 - Crítica e interpretação;Corpo como suporte da arte;Desempenho (Arte);Cuerpo;Ritual
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SOUZA, Ana Cecília Araújo Soares de. O corpo como zona de inventividade no processo de criação de Wagner Rossi Campos. 2015. 183 f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Instituto de Cultura e Arte, Programa de Pós-graduação em Artes, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A presente pesquisa aborda o processo de criação do performer Wagner Rossi Campos a partir do atravessamento de suas referências simbólicas e estéticas, modos, diretrizes e nuances de trabalho. Na busca de se aventurar por outros universos sensórios, transformando seu próprio corpo em um canal aberto para suas experimentações poéticas, Campos promove hibridações da linguagem performática com outras práticas de naturezas distintas, das quais destacamos o seu envolvimento com os protótipos ritualísticos. A Crítica de Processo proposta por Cecilia Almeida Salles, com fundamentação teórica na Semiótica de Charles Sanders Peirce, nos serviu como estratégia para o desenvolvimento de uma reflexão fluída e sensível aninhada em um movimento contínuo, não-linear, inferencial, que não limitasse a riqueza de possibilidades trazidas pelo percurso criativo deste artista. A metodologia também consistiu na sistematização bibliográfica e na realização de entrevistas com Wagner, servindo-nos, inclusive, como uma das principais fontes de informação para o entendimento mais profundo de seus procedimentos de trabalho, o que nos proporcionou, ainda, detectar questões significativas, como: a ideia da performance como campo de energia; o corpo como acontecimento; a exposição dos documentos processuais; as matérias-primas utilizadas; o diálogo do artista com o público participante de uma ação; a elaboração de uma escrita performática; a preferência do termo ação no lugar de performance; o sincretismo religioso e a crítica à cultura colonizada na América-Latina. Com isso, acreditamos que o diálogo arte e ritual efetuado pelo performer contribui na construção de uma performance ritualística que, por sua vez, nos revela algo novo: o corpo do artista como uma espécie de zona de inventividade, a partir da qual o artista amplia sua subjetividade e, assim, rompe com hábitos corporais, temporais, cognitivos e afetivos.
Resumen: Este estudio aborda el proceso de creación del artista Wagner Rossi Campos desde el cruce sus referencias simbólicas y estéticas, los modos, las directrices y los matices de trabajo. En la búsqueda de incursionar en otros universos sensoriales, transformando su cuerpo en un canal abierto para sus experimentos poéticos, Campos promueve la hibridación del lenguaje performativo con otras prácticas de diferentes naturalezas, de los cuales podemos destacar su su relación con en los prototipos ritualistas. La Crítica del Proceso propuesto por Cecilia Almeida Salles, con base teórica en la Semiótica de Charles Sanders Peirce, nos sirvió como una estrategia para el desarrollo de una reflexión fluido y sensible instalada en un movimiento continuo, no-lineal, inferencial, que no limita la riqueza de las posibilidades presentadas por el trayecto creativo de este artista. La metodología también implicó en la sistematización bibliografíca y en la realización de entrevistas con Wagner, que nos sirvió, incluso, como una de las principales fuentes de información para la comprensión más profunda de sus procedimientos de trabajo, el que nos ofreció también detectar problemas significativos, cómo: la idea de la performance como campo de energía; el cuerpo como un acontecimiento; la exposición de los archivos; las matérias-primas utilizadas; diálogo del artista con el público participante de una acción; el desarrollo de um escrito performativo; la preferencia de la palavra acción por performance; el sincretismo religioso y la crítica de la cultura colonizada en América Latina. Por lo tanto, creemos que el diálogo arte y ritual realizado por el artista contribuye en la construcción de una performance ritualista que nos revela algo nuevo: el cuerpo del artista como una especie de zona de invención, en el que es posible ampliar su subjetividad y, por tanto, rompe con hábitos corporales, temporales, cognitivos y afectivos.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14627
Aparece nas coleções:PPGARTES - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_acassouza.pdf3,11 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.