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Tipo: Tese
Título: As políticas socioeducativas no Brasil e a gestão da pobreza no contexto do PRELAC: uma análise à luz da crítica marxista
Título em inglês: The social and educational policies in Brazil and poverty management in the context of PRELAC: an analysis in the light of the marxist critique
Autor(es): Silva, Rosângela Ribeiro da
Orientador: Mendes Segundo, Maria das Dores
Palavras-chave: Capital (Economia);Crise econômica;Educação – Pobreza – América Latina;Social and educational policies;Education
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: SILVA, Rosângela Ribeiro da. As políticas socioeducativas no Brasil e a gestão da pobreza no contexto do PRELAC: uma análise à luz da crítica marxista. 2015. 233f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: A presente pesquisa tem como objeto de estudo a relação entre as políticas socioeducativas atreladas aos programas sociais para a população pobre da América Latina e Caribe, denominada em situação de vulnerabilidade social, e os princípios da Lei dos Pobres do século XVIII. Neste sentido, pretendemos analisar as políticas atuais de gestão da pobreza e da fome sustentadas pelo Programa de Educação para Todos – EPT, tomando como ilustração, o Projeto Regional de Educação da América Latina e Caribe, o PRELAC, implantadas em países ditos em desenvolvimento social, no contexto de crise estrutural do capital. As denominadas Leis dos pobres foram adotadas nos séculos XVI ao XVIII, intrinsecamente articuladas ao processo de reprodução do capital. Para a realização do estudo, recorremos a autores clássicos do marxismo como o próprio Marx (1995; 2008); Marx e Engels (2008); Engels (2012), assim como, a intérpretes contemporâneos do marxismo, fundamentados rigorosamente no marxismo ontológico, como Lukács (1979; 2013); Mészáros (1997, 2011ª, 2011b); e, na esteira destes, às análises de Lessa (2012), Tonet (2005), Pimentel (2007, 2012), Rabelo, Mendes Segundo, Jimenez e Do Carmo (2012), Mendes Segundo (2007), Paniago (2012), dentre outros, no intuito de contribuir para o desvelamento das mediações políticas articuladas ao processo ampliado de reprodução do capital para a chamada população em situação de vulnerabilidade social.
Abstract: This research has as object of study the relationship between social and educational policies linked to social programs for the poor in Latin America and the Caribbean, denominated in socially vulnerable, and the principles of the Poor Law of the eighteenth century. We intend to analyze the current political management of poverty and hunger sustained by the Education for All program - EFA, taking as an illustration, the Regional Education Project for Latin America and the Caribbean, PRELAC, established in those countries in social development in the context of structural crisis of capital. The so-called Laws of the poor were adopted in the sixteenth to the eighteenth centuries, intrinsically articulated to the capital reproduction process. For the study, we used the classic Marxist authors such as Marx (1995; 2008); Marx and Engels (2008); Engels (2012), as well as contemporary interpreters of Marxism, based strictly on the ontological Marxism, as Lukács (1979; 2013); Mészáros (1997, 2011a, 2011b); and following these, the analysis of Lessa (2012), Tonet (2005), Pimentel (2007, 2012), Rabelo, Mendes Second, Jimenez and Do Carmo (2012), Mendes Second (2007), Paniago (2012), among others, in order to contribute to better understand the political mediations articulated the extended process of reproduction of capital for the people in socially vulnerable.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14649
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