Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1475
Título: Investimento e os limites da aceleração do crescimento
Autor(es): Penna, Christiano Modesto
Linhares, Fabrício Carneiro
Castelar, Luiz Ivan de Melo
Palavras-chave: Macroeconomia
Finanças
Data do documento: 2008
Editor: Encontro Nacional de Economia
Citação: PENNA, Christiano; LINHARES, Fabrício; CASTELAR, I. (2008)
Série/Relatório no.: 36;
Resumo: Neste trabalho constata-se a evidência de uma relação não linear entre a taxa de formação bruta de capital fixo e a taxa de crescimento econômico na economia brasileira. Devido a essa não linearidade, a influência de investimentos em capital sobre o crescimento de longo prazo passa a ser limitado. Quanto aos efeitos das políticas públicas, depreende-se que por mais que se amplie a taxa de formação bruta de capital fixo o Brasil alcançaria, no máximo, o crescimento do PIB das economias de renda média baixa, ou o crescimento econômico dos países do leste asiático e do Pacífico. O trabalho também sugere ainda que o montante de recursos necessário para alcançar tal objetivo é da ordem de 786 bilhões de reais, valor bem acima do previsto no atual Programa de Aceleração do Crescimento.
Descrição: PENNA, Christiano; LINHARES, Fabrício; CASTELAR, Ivan. Investimento e os limites da aceleração do crescimento. ENCONTRO NACIONAL DE ECONOMIA, 36., 2008, Salvador. Anais...Salvador: ANPEC, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1475
Aparece nas coleções:CAEN - Trabalhos apresentados em eventos

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Cristiano, Fabricio e Ivan.pdf245 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.