Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14756
Tipo: Artigo de Periódico
Título: A relação entre educação e cuidado numa pré-escola pública de Fortaleza
Autor(es): Costa, Maria Celina Furtado Bezerra e
Palavras-chave: Creches;Professora;Educação infantil
Data do documento: 2002
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: COSTA, Maria Celina Furtado Bezerra e. A relação entre educação e cuidado numa pré-escola pública de Fortaleza. Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 24, v. 2, n. 44, p. 09-19, 2002.
Resumo: Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa sobre como as professoras da rede pública municipal de Fortaleza concebem e realizam o atendimento às crianças de três a quatro anos de idade, focando a atenção na relação entre educar e cuidar. Trata-se de estudo de caso de uma turma/professora em uma unidade da Coordenadoria de Assistência Social. Fundamentei-me na teoria histórico-cultural elaborada por Vigotsky; nas questões relacionadas ao desenvolvimento e as implicações deste conhecimento na atuação do professor. Os resultados indicam que a professora percebe de forma dissociada a relação entre educação e cuidado, dissocia cuidados afetivos de cognitivos e tem uma concepção restrita sobre cuidado e educação.
Abstract: This study presents the results of a research showing how the teachers at the municipal schools in Fortaleza understand and convert into reality the act of taking care of 3 and 4 year old children, focusing their attention on the relation between care and education. It focuses on the observation of the daily practices of a teacher in a unit of the Social Assistance Coordination. This study is based on Vigotsky's Cultural and Historic Theory in matters related to the development and implications of this knowledge in a teacher's performance. The results indicate that the teacher notices the relation ship between education and care in a dissociated separates affective from cognitive feelings and gets a restricted conception about care and educcacion.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14756
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2002_art_mcfbcosta.pdf6,7 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.