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Tipo: Dissertação
Título: Ciranda de palavras, auroras de sentido: interações discursivas em sala de aula e construção da concepção da criança sobre a linguagem escrita
Autor(es): Quixadá, Luciana Martins
Orientador: Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Palavras-chave: Written Language;Child;Aquisição de linguagem;Criança – Escrita;Interações discursivas
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: QUIXADÁ, Luciana Martins. Ciranda de palavras, auroras de sentido: interações discursivas em sala de aula e construção da concepção da criança sobre a linguagem escrita. 2015. 257f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Educação Brasileira, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: Esta tese teve como objetivo central investigar a construção da concepção da criança sobre a linguagem escrita, considerando a dinâmica dos discursos intersubjetivos presentes nas atividades de leitura e de escrita em sala de aula. A motivação para tal pesquisa surge a partir da hipótese de que essa relação entre concepções e interações linguísticas é fundamental nos processos de aprendizagem bem como componente do desenvolvimento do ser humano. Essa hipótese decorre de leituras das teorias de Lev S. Vygotsky e Mikhail Bakhtin, para os quais, respeitando os distanciamentos entre suas obras, o pensamento é estruturado pela linguagem, pois através das trocas discursivas entre sujeitos sociais e elementos linguísticos culturais é que os sujeitos estruturam suas funções intelectuais superiores. A escolha pelas concepções das crianças partiu da compreensão de que escutá-las é algo que se faz necessário nos dias atuais como elemento que pode favorecer a elaboração e execução de novos modos do fazer pedagógico no ensino da linguagem escrita. Considerar quais sentidos as crianças atribuem ao ler e escrever, isto é, o que faz uma pessoa que lê e escreve, é condição importante para se pensar uma prática pedagógica que perceba a criança como sujeito ativo no seu processo de aprendizagem, bem como para investigar o espaço da sala de aula como um ambiente social, dentre tantos, que interfere na construção desses sentidos. Desse modo, essa pesquisa teve como sujeitos sete crianças escolhidas em duas turmas de 1˚ ano do Ensino Fundamental em uma escola pública de Fortaleza-CE e suas professoras. A metodologia foi longitudinal e qualitativa e utilizou-se como instrumentos de pesquisa a técnica do desenho para se obter as concepções das crianças em três momentos diferentes – início, meio e fim do ano letivo –, os diários de campo e gravações de áudio e vídeo das interações discursivas em sala de aula coletadas em observações semanais. As análises foram desenvolvidas articulando a categorização do que estava “dito” nos desenhos e os trechos discursivos dessas interações, no intuito de visualizar como se poderia tecer a verificação da hipótese e alcançar o objetivo central desse estudo. A escola é expressa em grande parte dos desenhos o que faz pensar sobre a pertinência desse espaço para a construção dos sentidos que as crianças têm no que se refere ao saber ler e escrever. Assim como também vários diálogos, situações de fala e enunciações em sala de aula entre as crianças e a professora, onde esta assumiu um lugar de centralidade, que corroboraram para a conclusão de que as interações discursivas nesse espaço afetaram qualitativamente a construção das concepções das crianças sobre a linguagem escrita. Ressaltando que as principais concepções que as crianças apresentaram foram: 1) a relação entre leitura e/ou escrita e a escola; 2) a leitura e a escrita como instrumentos que viabilizam relações sociais e culturais ou com a atividade do trabalho; 3) o saber ler e o saber escrever como competências de pessoas mais velhas ou adultas; e 4) relação muito próxima entre saber ler e saber escrever.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14792
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