Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14809
Tipo: Tese
Título: O trabalho do professor de português língua estrangeira: o agir no discurso
Título em inglês: The work of teachers of portuguese as a foreign language: acting in discourse
Autor(es): Souza, Kaline Araújo Mendes de
Orientador: Leurquin, Eulália Vera Lúcia Fraga
Palavras-chave: Portuguese as a foreign language;Teaching as work;Trabalho docente;Português língua estrangeira
Data do documento: 2014
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: Souza, K. A. M.; Leurquin, E. V. L. F. (2014)
Resumo: Este estudo se desenvolveu como o objetivo principal de investigar, no discurso, o agir do professor de português língua estrangeira (PLE). Neste sentido, com base no agir linguageiro emergente em entrevistas e eminstruções ao sósia,realizadas com os docentes participantes da pesquisa, 1) analisamos os ingredientes que compõem o agir do professor de PLE; 2) investigamos as representações que o professor tem de seu trabalho, de seu papel, de seus objetivos e dos variados aspectos que caracterizam o contexto em que atua; e 3) examinamos em que medida a ação de refletir sobre o próprio agir motiva no professor de PLE uma tomada de consciência na perspectiva da profissionalização. Tomamos o quadro teóricometodológico do InteracionismoSociodiscursivo (BRONCKART 1999, 2004, 2008), em diálogo com os pressupostos teóricos das Ciências do Trabalho, notadamente da Ergonomia da Atividade (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998), como referência para a análise dos dados. Em termos de categorias analíticas, privilegiamos o conteúdo temático, os tipos de discurso, as vozes e modalizações, bem como as figuras de ação (BULEA, 2010). O resultado da análise revelou que os ingredientes do agir do professor de PLE se situam especialmente, no plano do agir-referente, no que concerne a seus determinantes externos, e no plano do trabalho em geral, no que se refere à organização do trabalho. Também verificamos que as representações construídas pelo docente ancoram-se, sobretudo, nascondições de trabalho, donde se destaca a complexidade atribuída ao contexto de ação inequivocamente intercultural. Por fim, observamos que a ação interpretativa do agir, construída com fundamento nas figuras de ação, é capaz de mobilizar no professor a tomada de consciência no tocante à própria profissão.
Abstract: The present study was developed with the main objective of investigating teachers of Portuguese as a foreign language (PFL), and what they say about their work. Based on the language acting present in interviews and in instructions to the double, accomplished by the instructors who took part in this research, we 1) analyzed the elements that compose the acting of PFL teachers; 2) investigated the representations that teachers have about their work, role, goals, and about the various aspects that characterize the context in which they act; 3) examined how the action of reflecting about their own acting raises in PFL teachers an awareness of a professionalization perspective. As references for data analysis, we used the theoretical-methodological framework of Sociodiscursive Interactionism (BRONCKART, 1999, 2004, 2008), together with theoretical assumptions of Work Sciences, mainly Activity Ergonomics (AMIGUES, 2004; CLOT, 1999; LACOSTE, 1998). In terms of analytical categories, we privileged thematic content, discourse types, voices and modalizations, as well as action figures (BULEA, 2010). The results of theanalysis suggested that the elements of PFL teachers acting are specially situated in the acting-referent plan, regarding its external determiners, and in the work plan in general, concerning work organization. We also verified that the representations constructed by the instructors are based mainly on the scope of work conditions, where we can stress the complexity ascribed to the action context, which is unmistakably intercultural. Finally, we observed that the interpretative action, grounded on action figures, is capable of mobilizing in teachers an awareness that concerns their own profession.
Descrição: SOUZA, Kaline Araújo Mendes de. O trabalho do professor de português língua estrangeira: o agir no discurso. 2014. 160f. – Tese (Doutorado) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Letras Vernáculas, Programa de Pós-graduação em Linguística, Fortaleza (CE), 2014.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14809
Aparece nas coleções:PPGL - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2014_tese_kamsouza.pdf711,89 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.