Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14831
Title in Portuguese: Petrografia da sequência metaultramáfica de Novo Oriente - CE: vestígios de um ofiolito transicional ou uma margem passiva pobre em magma
Author: Uchôa Filho, Evilarde Carvalho
Amaral, Wagner da Silva
Pitombeira, João Paulo Araújo
Parente, Clóvis Vaz
Keywords: Mapeamento geológico
Metaultramáfica
petrografia
Issue Date: 2014
Publisher: www.periodicos.ufc.br/index.php/geologia/article/download/1295/1227
Citation: UCHÔA FILHO, EVILARDE CARVALHO; AMARAL, WAGNER da SILVA; PITOMBEIRA, JOÃO PAULO ARAÚJO; PARENTE, CLÓVIS VAZ (2014).
Abstract in Portuguese: No município de Novo Oriente, Ceará, na localidade conhecida como Morro dos Pereiras, rochas metaultramáficas ocorrem intercaladas a sequências metassedimentares pertencentes a Formação Caraúbas, do Grupo Novo Oriente. A partir de mapeamento em escala de detalhe (1:10.000) foram descriminadas as seguintes unidades: i) mataultramáfica, composta por serpentinitos cisalhados ou não, clorititos, actinolititos, tremolititos, talco-clorita xistos, serpentina-talcos xistos, rochas talco-silicosas e listwanitos; ii) metaexalavita, composta por turmalinitos; iii) metapelítica, constituídas por cianititos, sericita-quartzo filitos com turmalina, biotita-sericita-quartzo filitos com turmalinae clorita-biotita xistos; iv) calcissilicática, composta por tremolita-diopsídio-granada xisto/quartzito; além de metaqueratófiros intercalados aos metapelitos e granitóides equivalentes ao magmatismo Santa Quitéria. O grau metamórfico predominante corresponde à fácies xisto verde baixo na Sequência Metapelítica e nas unidades metaexalativa e metaultramáfica, podendo alcançar condições de fácies anfibolito na última e anfibolito médio/superior, naunidade calcissilicática. Estudos petrográficos de seções delgadas /polidas, em microscópio ótico convencional e também em microscópio eletrônico de varredura - MEV, confirmaram a presença de diversos minerais de interesse econômico tais como cristais de Cr-magnetita, ferricromita e Cr-espinélio associados às rochas da sequência metaultramáfica. A ocorrência de cristais de Cr-espinélio bordejados por ferricromita e Cr-magnetita é um importante indicador petrológico, frequentemente descritos em sequências ofiolíticas de composição harzburgítica. Os dados obtidos sugerem que a região do Morro dos Pereiras poderia corresponder a uma parte de um manto sub-litosférico continental desenvolvido em uma zona de transição oceano-continental (ocean-continental transiotion - OCT), exumado durante o desenvolvimento de uma margem passiva pobre em magma gerada pela fissão do Supercontinente Rodínia e posteriormente, desmembrado pela face colisional da Orogenia Brasiliana/Pan-Africana.
Description: UCHÔA Filho, Evilarde Carvalho; AMARAL, Wagner da Silva; PITOMBEIRA, João Paulo Araújo; et al. Petrografia da sequência metaultramáfica de Novo Oriente - CE: vestígios de um ofiolito transicional ou uma margem passiva pobre em magma. Revista de Geologia, Fortaleza, v. 27, n. 1, 2014.Disponível em: www.periodicos.ufc.br/index.php/geologia/article/download/1295/1227 Acesso em: 20 jan. 2016.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14831
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0103-2410
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_ecuchoaf_2014.pdf3,91 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.