Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14833
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aspectos geológicos e geomorfológicos da zona costeira entre as praias do Futuro e Porto das Dunas, região metropolitana de Fortaleza, (RMF), Ceará, Brasil
Autor(es): Marino, Márcia Thelma Rios Donato
Freire, George Satander Sé
Horn Filho, Norberto Olmiro
Palavras-chave: Geologia costeira;Geomorfologia;paleografia-Ceará
Data do documento: 2012
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: MARINO, MÁRCIA THELMA RIOS DONATO; FREIRE, GEORGE SATANDER SÁ; HORN FILHO, NORBERTO OLMIRO (2012).
Resumo: Neste trabalho são apresentados os resultados do mapeamento geológico-geomorfológico realizado na zona costeira entre as praias do Futuro e Porto das Dunas, no setor leste do litoral da região metropolitana de Fortaleza, Ceará. A metodologia compreendeu revisão ma bibliografia, fotointerpretação e geoprocessamentos de imagens, trabalhos de campo, análises granulométricas e copilações das informações. A zona costeira é representada por um empilhamento estratigráfico que compreende dois domínios geológicos; unidade basal e planície costeira. A unidade basal é constituída pela unidade litoestratigráfica Vulcânica-alcalina, Terciária (Oligoceno-Mioceno), representado pelo morro Caruru; e pela Formação Barreiras, Tércio-Quartenário (Mioceno-Pleistoceno), constituídas pelos sedimentos do Tabuleiro Pré-Litorâneos. A planície costeira compreende Depósito aluvial (Quaternário/Pleistoceno); depósitos litorâneos-Arenito de praia (Quaternário/Plioceno), Flúvio-Lacustre, Paludial, Eólico e Marinho praial do Holoceno. Os sedimentos da planície costeiras foram originados a partir de processos gravitacionais gerador por oscilações climáticas relacionadas às flutuações relativas do nível do mar ocorridas durante o Quaternário, principalmente durante a última fase regressiva, que iniciou há 5.100 ano A.P. A área tem sido afetada por deformações tectônicas cenozóicas que aproveitaram preferencialmente as linhas de fraqueza crustal herdadas das eras geológicas anteriores. Um número significante de informações acerca de evidências e características de atividades neotectônicas na região que assumiram um papel decisivo na formação da topografia contemporânea é registrado em pesquisas anteriores.
Descrição: MARINO, Márcia Thelma Rios Donato; FREIRE, George Satander Sá; HORN Filho, Norberto Olmiro. Aspectos geológicos e geomorfológicos da zona costeira entre as praias do Futuro e Porto das Dunas, região metropolitana de Fortaleza, (RMF), Ceará, Brasil. Revista de Geologia, Fortaleza, v.25, n.1, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14833
ISSN: 0103-2410
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_mtrdmarino_2012.pdf13,26 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.