Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
Title in Portuguese: História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos
Author: Lima, Helayne Mikaele Silva
Batista Júnior, João do Carmo
Keywords: Livro didático
Revolução
Ensino
História
América
Issue Date: 2009
Publisher: http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455
Citation: Lima, H. M. S.; Batista Júnior, J. C. (2009)
Abstract in Portuguese: Este artigo visa analisar como a Revolução Mexicana é abordada em alguns livros didáticos do ensino médio, observando como a história da América Latina é ensinada atualmente e qual a importância que está sendo dada a essa temática. Procuramos trazer à tona as ausências e as ênfases colocadas nesses livros e qual o recorte temporal utilizado por seus autores, dialogando sempre com a historiografia acadêmica acerca do tema, buscando delinear algumas perspectivas teóricas acerca das características que os livros didáticos assumem. Dessa forma, percebemos o livro didático como uma mercadoria (que enquanto tal obedece às demandas do mercado), bem como um difusor de ideologias.
Description: LIMA, Helayne Mikaele Silva; BATISTA JÚNIOR, João do Carmo . História escrita e história ensinada: a revolução a partir dos livros didáticos. Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.4, n.2 p. 1-10, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1613/1455>. Acesso em: 01 dez. 2015.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14838
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
Appears in Collections:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2009_art_hmslima.pdf121,83 kBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.