Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14844
Tipo: Dissertação
Título: Educação, trabalho e universidade: o que pensam os estudantes de liceus de Fortaleza?
Título em inglês: Education, work and university: what the students think of secondary schools in Fortaleza?
Autor(es): Miranda, Régis Wendel Gomes
Orientador: Gonçalves, Danyelle Nilin
Palavras-chave: School;Secondary school;Estudantes do ensino médio – Messejana(Fortaleza,CE) – Atitudes;Estudantes do ensino médio – Conjunto Ceará(Fortaleza,CE) – Atitudes;Estudantes do ensino médio – Messejana (Fortaleza,CE) – Condições sociais;Estudantes do ensino médio – Conjunto Ceará(Fortaleza,CE) – Condições sociais
Data do documento: 2015
Instituição/Editor/Publicador: www.teses.ufc.br
Citação: MIRANDA, Régis Wendel Gomes. Educação, trabalho e universidade: o que pensam os estudantes de liceus de Fortaleza? 2015. 120f. – Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Programa de Pós-graduação em Sociologia, Fortaleza (CE), 2015.
Resumo: O ensino médio tem a responsabilidade de lidar com a necessidade da formação de indivíduos preparados para o exercício da cidadania e para a entrada na universidade e no mercado de trabalho. Essa etapa da formação escolar tem a função de qualificar a população jovem para a construção do seu futuro e para a transformação de sua sociedade. No entanto, os altos índices de evasão escolar bem como de reprovação refletem as dificuldades do ensino médio em lidar com os anseios e as condições de vida dos estudantes. Nesse sentido, o estudo busca compreender os significados e as expectativas que os jovens constroem acerca do ensino médio a partir de suas experiências escolares e de suas realidades sociais. Os instrumentos metodológicos utilizados foram a aplicação de questionários, a realização de entrevistas e a observação sistemática das relações sociais estabelecidas em duas escolas públicas do Estado do Ceará, trata-se do Liceu de Messejana e do Liceu do Conjunto Ceará. Os resultados da pesquisa identificam os dilemas que os estudantes vivenciam tanto dentro como fora do contexto escolar, considerando as categorias escola, trabalho e universidade, que são movimentadas no nosso sistema de ensino por vários interessados, tais como os governos, as famílias, os profissionais e os estudantes. Para tanto, foi explorado o perfil dos estudantes e de suas famílias, suas percepções sobre o trabalho e suas experiências profissionais, além de perceber suas opiniões acerca da escola e do ensino médio.
Abstract: The secondary school has the responsibility to deal with the need of development of individuals prepared to exercise citizenship, university and labour market admittance. This step of school development has the function of qualify the young people for the construction of your future and transformation of your society. However the high levels of school evasion as well disapproval reflect the difficulty on secondary school to deal with students wishes and living conditions. Therefore, this study aim comprehend the meanings and expectations that the young construct about secondary school from your school experiences and social realities. The methodological instruments used were survey, interviews and the systematic observation of social relationships at two public schools on the state of Ceará, they are Liceu de Messejana and Liceu do Conjunto Ceará. The results of the research identify the dilemmas lived by students inside and outside school context, considering the category school, work and university, that are driven by various interested ones, like the governments, families, professionals and students. For that reason, were explored the students and their families profile, as their perception about work and professional experiences, besides perceiving their opinions about school and secondary school.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14844
Aparece nas coleções:PPGS - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2015_dis_rwgmiranda.pdf2,27 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.