Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/14916
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Análise do balanço sedimentar da faixa de praia do litoral oeste de Aquiraz, Ceará
Autor(es): Moura, Marisa Ribeiro
Morais, Jáder Onofre de
Palavras-chave: Volume sedimentar;Faixa de praia;Variação sazonal;Litoral de Aquiraz
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: MOURA, M. R.; MORAIS, J.O. (2011).
Resumo: As variações na dinâmica costeira vêm ocasionando a diminuição do abastecimento sedimentar no litoral oeste de Aquiraz, costa leste do Estado do Ceará. O objetivo desta pesquisa foi analisar o equilíbrio e variação sazonal do volume de sedimentos no local, identificando as alterações na morfologia da praia. O estudo constou de três partes: 1- levantamentos bibliográficos e cartográficos da área; 2- trabalhos de campo, tais como perfis topográficos e coletas de sedimentos; 3- estudos laboratoriais feitos através de metodologias especializadas, como por exemplo, análise granulométrica. A variação do volume sedimentar no litoral oeste de Aquiraz entre os anos de 2007 e 2009 nos mostra uma significativa diferença na predominância de sedimentos nos dois semestres do ano. A textura e o volume desses sedimentos variaram entre médios e grossos em quase toda a área em estudo. O volume médio anual de sedimentos transportados foi de 34.143,64 m³/ano no período chuvoso e 220.778 m³/ano no período de estiagem, existindo ciclos de deposição e remoção em toda a temporada analisada. É necessário um acompanhamento contínuo da dinâmica desta área, a fim de se compreender os processos são mais de erosão ou deposição.
Descrição: MOURA, Marisa Ribeiro; MORAIS, Jáder Onofre de. Análise do balanço sedimentar da faixa de praia do litoral oeste de Aquiraz, Ceará. Revista de Geologia, Fortaleza. v.24, n.2 (2011).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14916
ISSN: 0103-2410
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_mrmoura_2011.pdf1,62 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.