Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14920
Title in Portuguese: Avaliação de exploração garimpeira de ouro no município de Poconé (MT), na borda do Pantanal Matogrossense
Author: Bellato, Vanderlei
Migliorini, Renato Blat
Salomão, Fernando Ximenes de Tavares
Keywords: Exploração mineral
Recursos hídricos
Tanque dos Padres
Issue Date: 2012
Publisher: Revista de Geologia
Citation: BELLATO, V.; MIGLIORINI, R. B.; SALOMÃO, F. X. T. (2011).
Abstract in Portuguese: A exploração de ouro no município de Poconé (MT), na periferia da Planície Pantaneira, foi iniciada em 1777 com a utilização de métodos artesanais, e reativada no início da década de 80 com práticas mecanizadas altamente predatórias. A partir de 1995, por exigência dos órgãos ambientais foram introduzidas técnicas de lavra e beneficiamento voltadas à minimização dos impactos ambientais, especialmente no controle da degradação dos recursos hídricos. Tendo por objetivo resgatar o históricos das técnicas utilizas e avaliar a qualidade das águas e dos sedimentos na exploração garimpeira, foram entrevistados moradores, resgatados dados de relatórios técnicos e realizadas atividades em campo e laboratório, envolvendo coleta de amostras representativas de água, sedimentos, e de rejeitos de minério, avaliando-se o desempenho das técnicas utilizadas. Foi possível demonstrar que as empresas de mineração adotam atualmente o sistema de tratamento primário da água, que se baseia em etapas de separação sólido-líquido. Comprovando-se o bom desempenho do sistema de reciclagem, permitindo a reutilização da água, através de um círculo fechado, após retenção e filtragem de boa parte dos sedimentos. Não foi possível detectar mercúrio nas águas superficiais e subterrâneas, porém foi detectado nos sedimentos do leito e nas margens do córrego Tanque dos Padres.
Description: BELLATO, Vanderlei; MIGLIORINI, Renato Blat; SALOMÃO, Fernando Ximenes de Tavares. Avaliação de exploração garimpeira de ouro no município de Poconé (MT), na borda do Pantanal Matogrossense. Revista de Geologia, Fortaleza. v.25, n.1 (2012).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/14920
ISSN: 0103-2410
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
art_vbellato_2012.pdf7,78 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.