Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15004
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Conflitos à flor da pele: As operárias têxteis e a fábrica Santa Cecília (1985-1990)
Autor(es): Araújo, Jormana Maria Pereira
Palavras-chave: Indústria Têxtil;Mulheres;Trabalho
Data do documento: 2009
Instituição/Editor/Publicador: Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates
Citação: ARAÚJO, Jormana Maria Pereira. Conflitos à flor da pele: As operárias têxteis e a fábrica Santa Cecília (1985-1990). Revista Ameríndia - História, cultura e outros combates. Fortaleza, v.8, n.1 p. 1-12, 2009. Disponível em: <http://www.periodicos.ufc.br/index.php/2015/article/view/1644/1466>. Acesso em: 01 dez. 2015.
Resumo: Este artigo visa analisar o impacto da transferência da Indústria Têxtil para o Estado do Ceará e especificamente a experiência das operárias na Fábrica Santa Cecília como resultado das políticas de apoio do "Governo de Mudanças" para o setor têxtil no Estado. A partir de depoimentos orais de operárias e de documentações oficiais oriundas de instituições particulares apresentamos uma possibilidade de escrita acerca da fábrica focalizando as trabalhadoras, seus direitos e condições de trabalho no chão desta fábrica, durante a segunda metade da década de 1980. Para isto, dialogamos com a metodologia da História do Trabalho e sua reflexão acerca de outros sujeitos na História assim como as Mulheres, protagonistas nesta pesquisa.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15004
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DHIS - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2010_art_jmparaujo.pdf158,33 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.