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Title in Portuguese: Rede de cooperação interorganizacional no trade turístico dos lençóis maranhenses – Barreirinhas (MA)
Author: Bastos, Gisele Mendonça Furtado
Advisor(s): Ferraz, Serafim Firmo de Souza
Keywords: Alianças estratégicas (Negócios)
Redes de negócios - Vantagens competitivas
Turismo - Parque Nacional dos Lençois Maranhenses (MA)
Issue Date: 2013
Citation: BASTOS, Gisele Mendonça Furtado. Rede de cooperação interorganizacional no trade turístico dos lençóis maranhenses – Barreirinhas (MA). 2013. 183 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2013.
Abstract in Portuguese: Esta pesquisa teve por objetivo analisar a configuração de uma rede de cooperação interorganizacional nos Lençóis Maranhenses, em seus elementos constitutivos e na sua dinâmica de funcionamento, visando contribuir para a compreensão do fenômeno em um destino turístico isolado, de bases ecológicas e do desenvolvimento do trade turístico local. No Brasil, os estudos sobre cooperação interorganizacional ainda são considerados relativamente recentes. No entanto, percebe-se a existência de um número significativo de pesquisas realizadas com o intuito de traçar um diagnóstico sobre o tema levando em consideração a realidade do País. No contexto do turismo, as redes de cooperação interorganizacionais são estabelecidas para proporcionar e consolidar um destino turístico. Sendo assim, tem-se como foco o estudo da cooperação interorganizacional em bases locais, isto é, em uma comunidade dedicada à atividade turística e isolada dos grandes centros receptores de turistas, como é o caso da cidade de Barreirinhas, na Região dos Lençóis Maranhenses. A pesquisa possui natureza qualitativa e, quanto aos objetivos, é analítica. Quanto aos meios, trata-se de uma pesquisa de campo na modalidade estudo de caso. Foram entrevistados 16 dirigentes de empresas, bem como 4 representantes de órgãos públicos. A coleta de dados foi realizada mediante entrevistas semiestruturadas no período de 22 de julho e 01 de agosto de 2012. As categorias de análise foram divididas em 4 grupos a fim de garantir o alcance dos objetivos propostos: (1) estratégica; (2) organizacional; (3) social; e (4) política. Na análise dos resultados utilizou-se análise de conteúdo e do discurso, com o auxílio do Atlas Ti versão 6. Os resultados obtidos revelam que, em se tratando da dimensão estratégica, as ações de cooperação estabelecidas são mais centradas no nível operacional que no estratégico, com a presença de práticas competitivo-cooperativas entre as empresas. A dimensão organizacional mostra que o município ainda se encontra em processo de amadurecimento no que diz respeito à formação de redes de cooperação interorganizacional. A dimensão social, por sua vez, evidencia que as relações entre os atores favorecem o compartilhamento de conhecimentos, informações e experiências, mas não de forma igualitária. Por fim, a dimensão política revela que há uma relação conflituosa entre o poder público e as empresas.
Abstract: This study aimed to analyze the configuration of a network of interorganizational cooperation in Lençóis Maranhenses in its constitutive elements and dynamic operation, aiming to contribute to the understanding of the phenomenon in a secluded destination, the ecological foundations and development of local tourism trade. In Brazil, studies on interorganizational cooperation are still considered relatively new. We notice the existence of a significant number of researches done in order to draw a diagnosis on the subject taking into account the reality of the country. In the context of tourism, networks of interorganizational cooperation are established to provide and nurture a tourist destination. Thus, we have focused on the study of interorganizational cooperation on a local, that is, a community dedicated to tourism and isolated from major centers of tourist receptors, such as the city of Barreirinhas in Lençóis Maranhenses . The research has a qualitative nature and the aims, is analytic. As for the media, it is a field research in form of case studies. We interviewed 16 business leaders, as well as 4 representatives of public bodies. Data collection was conducted through semi-structured interviews between July 22 and August 1, 2012. The categories were divided into 4 groups to ensure the achievement of the proposed objectives: (1) strategic, (2) organization, (3) social, and (4) policy. In analyzing the results, we used content analysis and discourse, with the aid of Atlas Ti version 6. The results show that, when considering the strategic dimension, cooperation activities established are more focused on the operational level to the strategic, with the presence of coopetitive practices among companies. The organizational dimension shows that the council is still in the process of maturation with respect to the formation of networks of inter-organizational cooperation. The social dimension, inturn, shows that the relationships between the actors encourage the sharing of knowledge, information and experiences, but not equally. Finally, the political dimension shows that there is an adversarial relationship between government and business.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15058
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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