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Title in Portuguese: Avaliação da influência da percepção de práticas de responsabilidade social corporativa sobre o comportamento organizacional no setor têxtil
Author: Queiroz, Giselle Cavalcante
Advisor(s): Abreu, Mônica Cavalcanti Sá de
Keywords: Responsabilidade social da empresa
Comportamento organizaciona
Compromisso organizacional
Issue Date: 2014
Citation: QUEIROZ, Giselle Cavalcante. Avaliação da influência da percepção de práticas de responsabilidade social corporativa sobre o comportamento organizacional no setor têxtil. 2014. 110 f. Dissertação (mestrado) – Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Mestrado Acadêmico em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: Este trabalho avalia os efeitos da percepção das práticas de Responsabilidade Social Corporativa (RSC) sobre o Comprometimento Organizacional (CO) em empresas têxteis no Estado do Ceará. Estudos que trataram da relação RSC e CO afirmam que a RSC aumenta a identificação, o engajamento, a retenção e o desempenho dos empregados na empresa. As hipóteses deste estudo postulam os impactos de todas as dimensões de RSC sobre as dimensões afetiva, normativa e instrumental de CO. Trata-se de uma pesquisa quantitativa descritiva, que utiliza os métodos de análise fatorial exploratória e confirmatória, para avaliar e validar os instrumentos de coleta de dados no contexto da indústria têxtil cearense; modelagem de equações estruturais, a fim de identificar os impactos das percepções de práticas de RSC sobre as dimensões de comprometimento organizacional; e análise multigrupos, que avalia as diferenças do modelo estrutural entre dois grupos diferentes: empresa de grande porte e empresas de médio porte. Participaram da pesquisa 539 empregados. Os resultados evidenciaram que a percepção de práticas de RSC exerce influência positiva e significativa sobre o comprometimento organizacional. No modelo de equações estruturais de primeira ordem, a percepção de práticas de RSC voltadas para os empregados e para os clientes, governo e fornecedores impactam positiva e significativamente no comprometimento afetivo/normativo, enquanto que o comprometimento instrumental mostrou ser impactado positiva e significativamente apenas pela percepção de práticas de RSC voltadas para empregados. A análise multigrupos permitiu constatar que apenas as trajetórias da influência da percepção de práticas de RSC voltadas a empregados sobre o comprometimento afetivo e a percepção de práticas de RSC para clientes, governo e fornecedores sobre o comprometimento instrumental diferem significativamente entre os dois grupos de empresa. O trabalho contribui para os campos acadêmico e gerencial. Para o primeiro o estudo colabora com a literatura existente sobre a relação entre a RSC e o comprometimento organizacional, especialmente no Brasil, incluindo nessa interseção a percepção dos empregados. A nível gerencial, o trabalho contribui na discussão de quais práticas de RSC realizar quando se deseja elevar os níveis de comprometimento em uma organização.
Abstract: This paper provides an assessment on the effects of the perception of Corporative Social Responsibility practices over organizational commitment in textile companies in the State of Ceará. Previous studies which have dealt on the relation between Corporative Social Responsibility and Organizational Commitment affirm that Corporative Social Responsibility enhances feelings of identification, as well as engagement, retention and performance by company employees. The hypotheses of this study test the impact of all dimensions of Corporative Social Responsibility over the affective, normative and instrumental dimensions of Organizational Commitment. It is a descriptive quantitative research, which employs methods of exploratory and confirmatory factorial analysis in order to assess and validate data-gathering instruments within the Ceará textile industry context, and structural equation models in order to identify the impact of perceptions of Corporative Social Responsibility practices over dimensions of organizational commitment and multi-group analysis, which assesses the differences in structural model between two different groups: large-sized company and midsize companies. 539 employees participated in the research. Results evidenced that the perception of Corporative Social Responsibility practices has a positive influence over organizational commitment. In the model for structural equations of first order, the perception of Corporative Social Responsibility towards clients, government and suppliers have a positive and significant impact on normative/affective commitment, while instrumental commitment proved to be positively and significantly affected by the perception of Corporative Social Responsibility practices towards employees. The multi-group analysis attested that only the trajectories of influence by perception of Corporative Social Responsibility practices towards employees over affective commitment and the perception of Corporative Social Responsibility practices towards clients, government and suppliers over affective commitment displayed any significant differences between the two groups of companies. This paper provides a contribution to the academic field as well as to the managing field. In the academic field, this study contributes to the existing literature on the relation between Corporative Social Responsibility and Organizational Commitment, especially in Brazil, and including the employees’ perception in this intersection. In the managing level, this study contributes to the discussion over which Corporative Social Responsibility practices should be carried out when one wishes to raise commitment levels in an organization.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15089
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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