Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15143
Title in Portuguese: Identificação fitofisionômica através de imagens orbitais híbridas do LANDSAT 5-TM e do RADARSAT-1 em manguezais do litoral setentrional do Rio Grande do Norte
Author: Amaro, Venerando Eustáquio
Costa, Bruno César Pereira da
Keywords: Sensoriamento Remoto
imagens híbridas
ecossistema manguezal
Nordeste do Brasil
Issue Date: 2012
Publisher: Revista de Geologia
Citation: AMARO, VENERANDO EUSTÁQUIO; COSTA, BRUNO CÉSAR PEREIRA de (2012).
Abstract in Portuguese: Este trabalho combinou dados multiespectrais do LANDSAT 5-TM com dados de micro-ondas do RADARSAT-1 para caracterizar fitofisionomia de manguezais localizadas no litoral setentrional do Estado do Rio Grande do Norte, Nordeste do Brasil. As imagens híbridas entre sistemas ópticos e micro-ondas mostraram excelente desempenho na identificação das diversas unidades geoambientais costeiras e permitiram maior realce das propriedades florísticas das espécies de manguezais. Os resultados da caracterização fitofisionômica revelaram a ocorrência de três espécies típicas de manguezal: Rhizophora mangle L. (Rhizophoraceae), Avicennia germinans L. (Avicenniaceae) e Laguncularia racemosa L. Gaertn. f. (Combretaceae). A. germinans é a espécie de manguezal mais abundante para toda a área estudada, ocupando uma área aproximadamente de 324,70 hectares, representando 61,2% de todo o manguezal. R. mangle ocupa uma área de 205,48 hectares, representando, 38,8%. Laguncularia racemosa ocorre como indivíduos restritos associados às demais espécies. O presente estudo busca atender às expectativas de maior eficiência (espacial e temporal) e acurácia no monitoramento da qualidade dos ecossistemas manguezais, altamente sensíveis às alterações ambientais, e como subsídio à sua preservação.
Description: AMARO, Venerando Eustáquio; COSTA, Bruno César Pereira da. Identificação fitofisionômica através de imagens orbitais híbridas do LANDSAT 5-TM e do RADARSAT-1 em manguezais do litoral setentrional do Rio Grande do Norte. Revista de Geologia, n.25, n.2, 2012.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15143
metadata.dc.type: Artigo
ISSN: 0103-2410
Appears in Collections:DGL - Artigos publicados em revista científica

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2012_art_veamaro2.pdf2,45 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.