Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15144
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Aplicação do método de sondagem elétrica vertical para estudo de fonte hidromineral na região serrana do estado do Rio de Janeiro
Autor(es): Rocha, David Silva
Palermo, Nely
Mane, Miguel Ângelo
Teixeira, Fábio Henriques
Palavras-chave: Sondagem Vertical Elétrica;água mineral;resistividade
Data do documento: 2011
Instituição/Editor/Publicador: Revista de Geologia
Citação: ROCHA, DAVID SILVA; PALERMO, NELY; MANE, MIGUEL ÂNGELO; TEIXEIRA, FÁBIO HENRIQUES (2011).
Resumo: Este artigo trata da aplicação do método de Sondagem Elétrica Vertical (SEV) para obtenção do nível freático em uma região montanhosa no Estado do Rio de Janeiro, Brasil. O objetivo é compreender a acumulação de água mineral em uma nova fonte hidromineral em fase de pré-produção. Este estudo faz uma análise comparativa entre métodos diretos como mapeamento de campo e resultados de perfurações, com métodos indiretos como a geofísica (SEV) e fotointerpretação. O método SEV foi útil e eficaz para se prever os níveis das águas e sua interação com as rochas, de maneira que revelaram resultados coerentes aos dos métodos diretos realizados. Desta forma, o método SEV se utilizado em conjunto com mapeamento de campo, pode ser efetivo para a pesquisa hidromineral inicial.
Descrição: ROCHA, David Silva; PALERMO, Nely; MANE, Miguel Ângelo; et al.Aplicação do método de sondagem elétrica vertical para estudo de fonte hidromineral na região serrana do estado do Rio de Janeiro. Revista de Geologia, Fortaleza. v.24, n.1 (2011).
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15144
ISSN: 0103-2410
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:DGL - Artigos publicados em revista científica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
art_dsrocha_2011.pdf2,81 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.