Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1520
Título: O sintoma somático na perspectiva de Paul-Laurent Assoun: considerações metapsicológicas
Título em inglês: Le symptôme somatique et la perspective de Paul-Laurent Assoun: considérations métapsychologiques
Autor(es): Aguiar, Acácia Lins de
Orientador(es): Barrocas, Ricardo Lincoln Laranjeira
Palavras-chave: Sintoma Somático
Paul-Laurent Assoun
Metapsicologia
Psicossomática
Psicanálise
Symptômes Somatiques
Métapsychologie
Psychosomatique
Psychanalyse
Assoun, Paul-Laurent, 1948
Sintomas
Corpo e mente
Data do documento: 2007
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: AGUIAR, A. L. ; BARROCAS, R. L. L. (2007)
Resumo: Propôs-se a tratar, numa perspectiva metapsicológica, um assunto relativamente novo: o que o psicanalista francês Paul-Laurent Assoun chamou de sintoma somático ou fenômeno sinto(somá)tico. Os sintomas somáticos desafiam a ciência médica e são responsáveis pela criação de novas nosologias. A Medicina comumente distingue este fenômeno das moléstias com que lida habitualmente, devido à ausência de uma causalidade orgânica. A pesquisa teórica intencionou mostrar a diferença do sintoma somático dos: (1) sintoma expresso na linguagem, (2) sintoma orgânico e (3) sintoma psicossomático, enquanto extensão psíquica de um fenômeno somático. Para tal tarefa, a metapsicologia freudiana mostrou-se essencial. Sendo assim, este trabalho se edificou sobre uma perspectiva metapsicológica, ou seja, enfocou um determinado fenômeno sob os pontos de vista tópico (de sua localização em instâncias), econômico (da distribuição dos investimentos) e dinâmico (do conflito pulsional). Nossa pesquisa elaborou que a principal distinção entre a inteligibilidade do sintoma analítico expresso na linguagem e aquela do sintoma somático concerne aos seguintes postulados: (a) O sintoma somático implica uma alteração no funcionamento intersistêmico (Eu/Isso/Supereu), (b) Ele mostra outra ordem de conflito psíquico, pois é da ordem de derrocada das estratégias significantes,(c) O sintoma somático implica a desfusão pulsional, conseqüência da derrocada das estratégias significantes e da proximidade com o corpo físico. Concluiu-se que o sintoma somático é o impacto físico do real inconsciente, mostrando uma certa falha simbólica. Desta forma, o corpo tem modos de se significar; seja através de metáforas, como atestam os sintomas histéricos, seja através de desimbolismos, como manifestam os sintomas somáticos.
Descrição: AGUIAR, Acacia Lins de. O sintoma somático na perspectiva de Paul-Laurent Assoun: considerações metapsicológicas. 2007. 96 f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Psicologia, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Fortaleza-CE, 2007.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1520
Aparece nas coleções:PPGP - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2007_dis_ALAguiar.pdf569,1 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.