Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15204
Tipo: Artigo de Periódico
Título: Resenha Max Weber e a incerteza do conhecimento científico: uma resenha de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo
Autor(es): Beserra, Bernadete de Lourdes Ramos
Palavras-chave: Max Weber;Ética protestante;Espírito do capitalismo
Data do documento: 2004
Instituição/Editor/Publicador: Revista Educação em Debate
Citação: BESERRA, Bernadete de Lourdes Ramos. Max Weber e a incerteza do conhecimento científico: uma resenha de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. Revista Educação em Debate, Fortaleza, ano 26, v. 1, n. 47, p. 89-93, 2004. Resenha da obra de: WEBER, Max. A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2004. 336p.
Resumo: Seguindo a epistemologia kantiana, Weber negou que o "conhecimento pudesse ser uma reprodução ou cópia fiel da realidade, em extensão ou compreensão, já que a realidade é infinita e inexaurível" (FREUND, 1969, p. 39). Questionou, porém, muitos outros aspectos do conhecimento científico além daqueles propostos pela sua adoção da fenomenologia de Kant. De fato, o nome de Weber pode ser relacionado a um grande número de achados sociológicos que recentemente têm recebido uma atenção inusitada. A própria posição de Weber na história das ciências sociais é uma evidência de que os paradigmas destas seguem leis completamente diferentes daquelas aceitáveis nas ciências naturais. O objetivo deste ensaio é analisar os aspectos metodológicos e episternológicos de A Ética Protestante e o Espírito do Capitalismo enfatizando os seguintes pontos: 1. Cada ambiente intelectual propõe as suas questões particulares e as resolve em função do seu conhecimento disponível; 2. As ciências sociais operam simultaneamente dentro de diversos modelos; 3. Weber é o primeiro sociólogo a trabalhar fora do paradigma evolucionista.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15204
ISSN: 0102-1117 (impresso)
Tipo de Acesso: Acesso Aberto
Aparece nas coleções:PPGEB - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2004_art_bbeserra.pdf4,15 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.