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Title in Portuguese: A criança com TDAH na escola: fracasso escolar ou uma maneira singular de relação com o saber?
Author: Silva, Marilete Geralda da
Lins, Sylvie Ghislaine Delacours Soares
Keywords: TDAH
Fracasso escolar
Relação com o saber
Leitura positiva
Issue Date: 2005
Publisher: Revista Educação em Debate
Citation: SILVA, Marilete Geralda da; LINS, Sylvie Ghislaine Delacours Soares. A criança com TDAH na escola: fracasso escolar ou uma maneira singular de relação com o saber? Revista Educação em Debate, Fortaleza, Ano 27, v. 1, n. 49/50, p. 84-90, 2005.
Abstract in Portuguese: TDAH é a sigla do Transtorno de Déficit de Atenção Hiperatividade. É considerado pelo Manual Diagnóstico e Estatístico das Doenças Mentais (DSM-IV, 1995) como um problema de saúde mental. Seus sintomas aparecem no início do desenvolvimento da criança e se tornam mais graves por ocasião do começo de sua vida escolar. Suas manifestações variam de acordo com a faixa etária do sujeito e muito interferem na sua adaptação e rendimento escolares, que, por sua vez, colaboram para o seu fracasso neste contexto. Pensamos não ser suficiente uma abordagem neuropsiquiátrica para compreender os problemas que estes sujeitos apresentam na escola e defendemos uma nova leitura da situação de fracasso da criança com TDAH no contexto escolar. Uma leitura que retire a ênfase das suas faltas e deficiências, sejam elas neurológicas e/ou socioculturais e que identifique as suas competências (PERRENOUD, 2000). Além disso, que compreenda a sua atividade e a do professor, refletindo sobre o que não está funcionando. Uma leitura que Charlot (2000) chamou de "positiva".
Abstract: ADHD is the acronym of the Attention Deficit/Hyperativity Disorder. It is considered by the Diagnosis and Statistical Manual of Mental Diseases (DSM-IV,1995) as a problem of mental health. Its symptoms appear in the beginning of the children's development and it becomes more serious in the beginning of their schoollife. Its manifestations vary according to the individual's age group and there is a great interference in their adaptation and school performance, which collaborate for their failures in this context. We believe it is not sufficient a neurological and psychiatric approach, to comprehend the problems that these individuals may present at school and we defend a new reading of the children's failure situation presenting ADHA under a school contexto a reading that may remove the emphasis of their lacks and deficiencies, which can be either neurological or social and cultural ones, and it may identify their competencies (Perrenoud, 2000). Furthermore, it may comprehend the children's and teacher's activities, and a reflexion on what is not working. A reading which Charlot (2000) named "positive".
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15218
metadata.dc.type: Artigo de Periódico
ISSN: 0102-1117 (impresso)
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