Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1523
Título: Narrativas modernas e contemporâneas do amor e da feminilidade
Autor(es): OLIVEIRA, Danielly Passos de
Orientador(es): DIÓGENES, Glória Maria dos Santos
Palavras-chave: Sociologia
Narrativas
Amor
Feminilidade
Mulheres - Brasil - Conduta
Mulheres - França - Conduta
Mulheres - Brasil - Condições sociais
Mulheres - França - Condições sociais
Data do documento: 2008
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: OLIVEIRA, D. P. ; DIÓGENES, G. M. S. (2008)
Resumo: Este trabalho consiste numa análise de narrativas modernas e contemporâneas sobre o amor e a feminilidade. Iniciamos com um percurso por textos históricos, com o objetivo de compreender o processo de formação de um arranjo específico entre os conceitos de amor romântico e de feminilidade. Tal arranjo estabeleceu, para as mulheres burguesas do século XIX, um perfil emocional (justificado pela natureza do corpo feminino) e um destino social, definido pelos papéis de esposa, de mãe e de dona-de-casa. Buscamos situar alguns dos principais elementos que ajudaram a compor um regime de verdade sobre o amor, as mulheres e a feminilidade, e também refletir sobre os acontecimentos que contribuíram para que tal regime fosse questionado. Para tanto, analisamos três obras literárias que causaram polêmica, quando publicadas: “Madame Bovary”, de Gustave Flaubert, “La vagabonde”, de Colette e “La garçonne”, de Victor Margueritte. Cada um dos três livros criticou, de modo singular, a concepção segundo a qual as mulheres são naturalmente voltadas para o amor e para os assuntos domésticos. A leitura das narrativas modernas nos permitiu elaborar um roteiro, o qual conduziu nosso percurso pela contemporaneidade. Finalmente, realizamos entrevistas com mulheres brasileiras e francesas, solteiras ou divorciadas, sem filhos, e que possuem uma elevada formação acadêmica. Nosso objetivo foi o de compreender como essas mulheres definem e relacionam o amor e a feminilidade. A análise dos discursos apontou a presença de traços do amor romântico que acompanham a expansão das idéias individualistas, a dificuldade de se construir um modelo consistente para os relacionamentos amorosos atuais e, principalmente, a tentativa de se inventar outros arranjos possíveis para o amor e as relações de gênero.
Descrição: OLIVEIRA, Danielly Passos de. Narrativas modernas e contemporâneas do amor e da feminilidade. 2008. 282 f. Tese (Doutorado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós- Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2008.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1523
Aparece nas coleções:PPGS - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2008_tese_DPOliveira_noPW.pdf1 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.