Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1536
Título: Impactos macroeconômicos da cobrança pelo uso da infraestrutura pública no Brasil
Autor(es): Pereira, Ricardo Antonio de Castro
Ferreira, Pedro Cavalcanti
Palavras-chave: Macroeconomia
Gastos Públicos
Bem estar
Data do documento: Ago-2011
Editor: Pesquisa e planejamento econômico
Citação: PEREIRA, Ricardo A. de C.; FERREIRA, Pedro C. (2011)
Resumo: Este artigo utiliza um modelo dinâmico de equilíbrio geral, calibrado para a economia brasileira, para quantificar os ganhos de produto e bem-estar associados à cobrança direta pelo uso da infraestrutura pública, considerando que esta forma alternativa de financiamento dos gastos públicos não distorce as decisões dos agentes econômicos, ao contrário do tradicional financiamento através da arrecadação de impostos. De acordo com as simulações realizadas, impondo-se a restrição de não haver reduções nas transferências às famílias, elevar a receita proveniente de pagamentos pelo uso da infraestrutura pública pode implicar consideráveis ganhos de bem-estar, caso esta seja direcionada à redução de alíquotas de impostos sobre a renda do capital privado. Adicionalmente, ganhos de bem-estar ainda maiores podem ser obtidos a partir de uma política de subsídios à oferta privada de infraestrutura, financiada a partir de receitas oriundas da infraestrutura pública.
Descrição: PEREIRA, Ricardo A. de C.; FERREIRA, Pedro C. Impactos macroeconômicos da cobrança pelo uso da infraestrutura pública no Brasil. Pesquisa e planejamento econômico, v.41, n.2, p.183-211, ago. 2011.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1536
ISSN: 01000551
Aparece nas coleções:CAEN - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2011_art_racpereira.pdf705,03 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.