Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1539
Título: Sertões em guerra: civilização e mudança social em Euclydes da Cunha
Autor(es): BENEVIDES, Mário Henrique Castro
Orientador(es): VIEIRA, Maria Sulamita de Almeida
Palavras-chave: Sociologia do conhecimento
Pensamento social brasileiro
Sociologia dos textos
História das idéias políticas
Cunha, Euclides da,1866-1909 - Crítica e interpretação
Civilização na literatura
Literatura e sociedade
Análise do discurso narrativo
Data do documento: 2009
Editor: http://www.teses.ufc.br
Citação: BENEVIDES, M. H. C. ; VIEIRA, M. S. A. (2009)
Resumo: O estudo que esta dissertação apresenta tem como objetivo compreender a idéia de mudança social na interpretação do escritor Euclydes da Cunha (1866-1909) –especialmente através das construções discursivas do autor sobre as noções de civilização e violência. Para tanto, tal pesquisa se dedica a observar e analisar os materiais publicados por Euclydes que tratam do universo do sertão – tomando como base seus escritos produzidos entre 1897 e 1902. Sem a pretensão de caminhar como uma pesquisa historiográfica, este trabalho propõe uma leitura da narrativa euclydiana fundamentada em uma “sociologia dos textos”: uma investigação das relações entre os discursos escritos do autor e entre as imagens que ele elabora ao desdobrar sua interpretação. Observando os contextos da produção intelectual de Euclydes da Cunha e a estrutura de seus textos, podemos perceber as conexões simbólicas que o escritor organiza para engendrar um entendimento do sertão; entendimento permeado por signos diversos. Um sertão movimentado pelas forças da Guerra de Canudos e reconstruído por elas. Por meio do conteúdo narrativo euclydiano a história é reordenada como material racional-explicativo e como um “tecido” literário, provedor de classificações sobre o sertanejo e sobre os contatos deste com a transformação de seu mundo.
Descrição: BENEVIDES, Mário Henrique Castro. Sertões em guerra: civilização e mudança social em Euclydes da Cunha. 2009. 134f. Dissertação (Mestrado em Sociologia) – Universidade Federal do Ceará, Departamento de Ciências Sociais, Programa de Pós-Graduação em Sociologia, Fortaleza-CE, 2009.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1539
Aparece nas coleções:DCSO - Dissertações defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2009_DIS_MHCBENEVIDES.pdf715,44 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.