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Title in Portuguese: Competências alinhadas às estratégias: um estudo de caso na Telemar-CE
Author: Rodrigues Júnior, Francisco José Freire
Advisor(s): Cabral, Augusto Cézar de Aquino
Keywords: Planejamento estratégico
Comportamento organizacional
Administração estratégica
Desempenho
Issue Date: 2005
Citation: RODRIGUES JÚNIOR, Francisco José Freire. Competências alinhadas às estratégias: um estudo de caso na Telemar-CE. 2005. 129 f. ; Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária, Contabilidade e Secretariado, Fortaleza-CE, 2005.
Abstract in Portuguese: O novo cenário organizacional, afetado profundamente por transformações relacionadas com a acirrada competitividade, o acentuado processo de globalização e com a intensa velocidade das inovações tecnológicas, tem levado as organizações a analisar e desenvolver fatores determinantes na busca por uma vantagem competitiva sustentável em seus mercados de atuação. O estabelecimento de estratégias e o desenvolvimento contínuo de competências são os fatores mais evidenciados pelas práticas de gestão contemporâneas. O setor econômico escolhido como foco de investigação foi o de telecomunicações, em que as mudanças enfrentadas pelas empresas, no período pós-privatização, foram referendadas por acentuadas transformações nas estratégias e nas competências exigidas pelo mercado. O comportamento estratégico do setor, antes identificado pelo monopólio e regulamentado pelo protecionismo estatal, foi substituído pelas regras econômicas de livre mercado. Nesse novo contexto, a dinâmica setorial sustenta-se pela constante mobilização dos recursos disponíveis na organização, em busca de competências diferenciadoras. O objetivo deste trabalho é verificar em que nível e em quais processos se efetiva a relação entre competências organizacionais e estratégias competitivas em uma das unidades da TELEMAR, a Telemar-Ce, e quais seriam as implicações da inter-relação das competências com as estratégias para a gestão de pessoas. O trabalho constitui um estudo de caso único, (YIN, 2001), exploratório e descritivo, com análise qualitativa. Foram utilizadas como fontes de evidências, a pesquisa documental e entrevistas e questionários dirigidos aos colaboradores da empresa, tratados posteriormente através de uma análise de conteúdo por categorização (BADIN, 1977; VIEIRA, 2004). Através dessa análise, foram evidenciados os processos, procedimentos e obstáculos ao alinhamento das estratégias às competências organizacionais na Telemar-Ce.
Abstract: The new organizational scenario, deeply affected by great transformations related to exasperated competitivity, the accentuated process of globalization, and the intense speed of technological innovations have made organizations analyze and develop determining factors in search of a sustainable competitive advantage within their operating markets. The establishment of strategies and the continuous development of competencies are the most evidenced factors in contemporary managerial practices. The economic sector chosen as the focus of investigation was telecommunications, in which the changes faced by companies in the post-privatization period were confirmed by accentuated transformations in the strategies, and in the competencies required by the market. The strategic behavior of the sector, previously identified by its monopoly, and regulated by governmental protectionism, was substituted by the economic rules of the free market. Within this new context, the sector’s dynamics is supported by the constant mobilization of the resources that are available in the company, in search of differentiating competencies. The objective of this work is to verify at which level and at which processes the relationship between organizational competencies and competitive strategies occurs at one of TELEMAR’s units, Telemar-Ce, as well as verify the implications of the interrelation of the competencies with the personnel management strategies. The work constitutes a unique case study, (YIN, 2001), which is exploratory, descriptive, and based on a qualitative analysis. Documental research, interviews and questionnaires directed to the collaborators of the company were used as sources of evidence, which were later treated through a content analysis by categorization (BADIN, 1977; VIEIRA, 2004). This analysis evinced the processes, procedures and obstacles for the alignment of the strategies with the organizational competencies at the Telemar-Ce were.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15587
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PPAC - Dissertações defendidas na UFC

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