Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15593
Title in Portuguese: Projeto inversol - desenvolvimento de uma fonte ininterrupta de energia com possibilidade de uso em sistema fotovoltaico
Title: Inversol – development of uninterruptible power suplly to be used in a photovoltaic system
Author: Menezes, Lucas Maciel
Advisor(s): Cruz, Cícero Marcos Tavares
Keywords: Engenharia elétrica
Eletrônica de potência
Fonte ininterrupta de energia
Correção de fator de potência
Isolação em alta freqüência
Inversor
Sistema fotovoltaico
Issue Date: 6-Jul-2007
Citation: MENEZES, L. M. Projeto inversol - desenvolvimento de uma fonte ininterrupta de energia com possibilidade de uso em sistema fotovoltaico. 216 f. 2007. Dissertação (Mestrado em Engenharia Elétrica)-Centro de Tecnologia, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2007.
Abstract in Portuguese: O estudo para o desenvolvimento de uma fonte ininterrupta de energia com possibilidade de uso em sistema fotovoltaico, tem como motivação que a larga escala da produção desse tipo de equipamento possa reduzir o custo dos conversores de eletrônica de potência associados a uma instalação fotovoltaica. O projeto proporem a união de topologias de conversores, resultando em uma UPS do tipo on-line com tensão de entrada e de saída de 220 Volts 60 Hz, potência total de 715VA, rendimento de 88%, isolada em alta freqüência e com correção do fator de potência na entrada. Sendo composta por um retificador na entrada com topologia de um conversor em ponte completa alimentado em corrente, esse conversor é responsável por prover a correção do fator de potência na entrada e da isolação galvânica em alta freqüência. Um inversor em ponte completa com filtro LC e modulação PWM unipolar, que é capaz de entregar uma tensão senoidal para a carga e um conversor boost de alto ganho que cumpre o papel de elevar a tensão de 24 Volts do banco de baterias para a tensão de 400 Volts do barramento de entrada do inversor. Cada conversor tem seu estudo teórico desenvolvido e ao final após as especificações e dimensionamentos são mostrados os resultados experimentais do protótipo do projeto. Quando o sistema for aproveitado em uma instalação fotovoltaica somente o inversor e o conversor boost de alto ganho são utilizados.
Abstract: The study of the development of initerruptible power supply to be used in a photovoltaic system has as motivation that the wide UPS production scale can reduce the cost of power electronics converters associated with a photovoltaic system. The project proposes a topology of an on-line UPS, with 220 Volts, 60 Hz input/output voltage, 715 VA power, 88% efficiency, High frequency isolation and Power factor correction. The Project consists on a rectifier, it is responsible for providing the input power factor correction and the high frequency isolation. An inverter, it supply the load with a output sinusoidal voltage and a high gain boost converter that increase the voltage from the battery pack up to the inverter. When the project is used in a photovoltaic system, it is only used the inverter and the high gain boost converter.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15593
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:DEEL - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2007_dis_lcmenezes.pdf6,68 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.