Please use this identifier to cite or link to this item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15642
Title in Portuguese: Diagnóstico da reestruturação espacial e da dinâmica socioambiental provocadas pelo turismo na orla do Cumbuco - Caucaia-Ceará-Brasil
Title: Diagnosis of spatial restructuring and environmental dynamics caused by tourism on the edge of Cumbuco - Caucaia-Ceará-Brazil
Author: Mesquita, Ádamo de Figueiredo Nogueira
Advisor(s): Silva, Edson Vicente da
Keywords: Cumbuco
Litoral
Turismo
Impactos socioambientais
Diagnóstico ambiental
Turism
Socioenvironmental impacts
Coastal
Environmental diagnosis
Issue Date: 2014
Citation: MESQUITA, Ádamo de Figueiredo Nogueira. Diagnóstico da reestruturação espacial e da dinâmica socioambiental provocadas pelo turismo na orla do Cumbuco Caucaia-Ceará-Brasil. 2014. 156 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências, Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento e Meio Ambiente - PRODEMA, Fortaleza-CE, 2014.
Abstract in Portuguese: A presente pesquisa, realizada no litoral de Caucaia e que possui a praia do Cumbuco como foco de estudo, realiza um apanhado histórico de uso e de ocupação da praia em questão, expondo os condicionantes não só ambientais, mas, também, econômicos e sociais da localidade. As planícies litorâneas se configuram como um dos ecossistemas mais frágeis e mais vulneráveis a ocupação humana. Com isso, faz-se necessário realizar estudos específicos para que o seu ordenamento seja feito de forma sustentável. Para tal, a presente dissertação objetivou analisar os impactos socioambientais decorrentes do uso e da ocupação da praia do Cumbuco, contribuindo, efetivamente, com sugestões para o manejo adequado dos seus recursos naturais litorâneos. Isto implica em um gerenciamento adequado do ambiente litorâneo do território do Cumbuco, o qual pode vir a prevenir situações críticas e propor diretrizes compatíveis com a vulnerabilidade da região. De forma específica, o trabalho realiza um resgate histórico acerca da ocupação na orla do Cumbuco, bem como identifica os vetores que levaram à reestruturação espacial da comunidade em questão, analisa o turismo como vetor de valorização e transformação espacial do ambiente litorâneo e identifica os impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes da ocupação turística e das novas atividades locais. O método utilizado é o qualitativo-empírico com abordagem investigativa e exploratória, sendo realizados inúmeros procedimentos de campo durante o período de concretização da pesquisa, esses procedimentos auxiliaram na atualização referente às novas características da infraestrutura local, bem como na coleta de informações socioeconômicas e na observação dos impactos socioambientais. Por fim, conclui-se que como reflexo das determinações impostas pelas novas formas de uso e de ocupação da região e da conservação da lucratividade (marcas da atividade turística), além da exploração do ambiente natural, o Cumbuco apresenta-se, apenas, como mais um espaço escolhido para ser explorado.
Abstract: A presente pesquisa, realizada no litoral de Caucaia e que possui a praia do Cumbuco como foco de estudo, realiza um apanhado histórico de uso e de ocupação da praia em questão, expondo os condicionantes não só ambientais, mas, também, econômicos e sociais da localidade. As planícies litorâneas se configuram como um dos ecossistemas mais frágeis e mais vulneráveis a ocupação humana. Com isso, faz-se necessário realizar estudos específicos para que o seu ordenamento seja feito de forma sustentável. Para tal, a presente dissertação objetivou analisar os impactos socioambientais decorrentes do uso e da ocupação da praia do Cumbuco, contribuindo, efetivamente, com sugestões para o manejo adequado dos seus recursos naturais litorâneos. Isto implica em um gerenciamento adequado do ambiente litorâneo do território do Cumbuco, o qual pode vir a prevenir situações críticas e propor diretrizes compatíveis com a vulnerabilidade da região. De forma específica, o trabalho realiza um resgate histórico acerca da ocupação na orla do Cumbuco, bem como identifica os vetores que levaram à reestruturação espacial da comunidade em questão, analisa o turismo como vetor de valorização e transformação espacial do ambiente litorâneo e identifica os impactos socioeconômicos e ambientais decorrentes da ocupação turística e das novas atividades locais. O método utilizado é o qualitativo-empírico com abordagem investigativa e exploratória, sendo realizados inúmeros procedimentos de campo durante o período de concretização da pesquisa, esses procedimentos auxiliaram na atualização referente às novas características da infraestrutura local, bem como na coleta de informações socioeconômicas e na observação dos impactos socioambientais. Por fim, conclui-se que como reflexo das determinações impostas pelas novas formas de uso e de ocupação da região e da conservação da lucratividade (marcas da atividade turística), além da exploração do ambiente natural, o Cumbuco apresenta-se, apenas, como mais um espaço escolhido para ser explorado.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15642
metadata.dc.type: Dissertação
Appears in Collections:PRODEMA - Dissertações defendidas na UFC

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014_dis_afnmesquita.pdf4,85 MBAdobe PDFView/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.