Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1566
Título: Notas bioecológicas sobre Pachygrapsus transversus (Gibbes, 1850) no Estado do Ceará (Crustácea: Brachyura)
Autor(es): Ogawa, Edna Furtado
Palavras-chave: Decápode - Crustáceo - Ceará
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OGAWA, E. F. (1977)
Resumo: Com o objetivo de ampliar os conhecimentos sobre a bioecología dos crustáceos decápodos da zona intertidal do Estado do Ceará (Brasil), realizamos o presente trabalho sobre a espécie Pachygrapsus transveríus (Gibbes, 1850). Os aspectos abordados são os que dizem respeito a relações ecológicas, proporção sexual, ecdise, reprodução e alimentação. Esparsas informações bioecológicas sobre esta espécie são encontradas em trabalhos de natureza taxonômíca, principalmente em Rathbun (1901) e Williams (1965). Coelho 1966) registra algumas observações ecológicas sobre este crustáceo, na área da Barra das Jangadas (Estado de Pernambuco, Brasil). Foram estudados 798 indivíduos, sendo 410 machos e 388 fêmeas, das quais 172 estavam ovadas. As coletas foram efetuadas nas forma ções rochosas da zona intertidal da Praia do Meireles (Fortaleza-Ceará-Brasil), durante o oeríodo de setembro de 1970 a agosto de 1971, onde existe um espraiado rochoso formado de arenitos ferruginosos de origem continental e de pequena extensão ao longo da costa. Branner (1904) informa que estas rochas se projetam muito em direção ao mar, que são separadas de outros recifes situados em águas mais profundas e estão localizadas a oeste da Ponta do Mucuripe.
Descrição: OGAWA, Edna Furtado. Notas bioecológicas sobre Pachygrapsus transversus (Gibbes, 1850) no Estado do Ceará (Crustácea: Brachyura). Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n. 2, p. 107-113, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1566
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_efogawa.pdf302,82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.