Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1579
Título: Estimação de medidas de mortalidade da lagosta Panulirus argus (Latreille), em águas costeiras do Estado do Ceará
Autor(es): Santos, Edison Pereira dos
Ivo, Carlos Tassito Correa
Palavras-chave: Lagosta - Ceará
Data do documento: 1973
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: SANTOS, E. P. dos.; IVO, C. T. C. (1973)
Resumo: A lagosta Panulirus argus (Latreille) ocorre ao longo da costa leste das Américas, desde Beaufort (Carolina do Norte, U.S.A.) até o Rio de Janeiro (Brasil) - (Crawford & De Smidt, 1922; Chace & Dumont, 1949; Smith, 1958; Sims Jr. & Ingle, 1966 ; Buesa Más et al., 1968) . As suas principais áreas de pesca, em ordem de importância decrescente, se encontram em Cuba, nordeste do Brasil e Flórida (U.S.A.) - (Buesa-Más & Paiva, 1969). No nordeste brasileiro, a exploração lagosteira teve início em 1955 (Paiva et al., 1971), concentrando-se em águas costeiras do Estado do Ceará. Duas espécies de lagostas são normalmente capturadas: Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille). Destas lagostas, a primeira tem maior participação nas capturas regionais. O objetivo deste trabalho é estimar medidas de mortalidade na população da lagosta Panulirus argus, que vive em águas costeiras do Estado do Ceará. Essas estimativas são importantes para o conhecimento da dinâmica da população e, portanto, para a investigação pesqueira.
Descrição: SANTOS, Edison Pereira dos; IVO, Carlos Tassito Correa. Estimação de medidas de mortalidade da lagosta Panulirus argus (Latreille), em águas costeiras do Estado do Ceará. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 13, n.1, p. 57-60, mar. 1973.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1579
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1973_art_epdossantos.pdf224,4 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.