Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1581
Título: Evolução sedimentar da área adjacente ao Porto de Itaqui, Estado do Maranhão, Brasil
Autor(es): Morais, Jader Onofre de
Palavras-chave: Sedimentos - Geologia - Maranhão
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MORAIS, J. A. de (1977)
Resumo: A Praia do Boqueirão, situada na margem leste da Baía de São Marcos, na área adjacente ao norte do Porto de Itaqui, distando aproximadamente 12km da cidade de São Luís, foi o local escolhido para servir de terminal portuário para o minério de ferro, proveniente de Carajás, no Estado do Pará. Em São Luís deverá ser implantada uma usina siderúrgica para processamento deste minério. Uma série de marcas de ondulações de areias com altitude variando em torno de 1 metro foi observada, e a definição da sua formação, migração ou assoreamento constitui o objetivo principal deste trabalho, tendo em vista as consequências danosas que estas ondulações poderiam trazer para a implantação do terminal portuário. Sondagens a rotação e percussão proporcionaram uma visão geral do quadro estratigráfico da área, permitindo delinear com maior detalhe a evolução sedimentar dos bancos de areia, plataforma de abrasão e baixios de rnarés que constituem a Praia do Boqueirão. O trabalho de campo foi realizado durante marés de sizígia, quadratura e intermediárias. Foram feitas medições de altura e comprimento de ondas nas "sandwaves", medições de correntes com derivadores nas regiões adjacentes e coleta de sedimentos. O tipo de fundo foi analisado durante os diferentes tipos de marés quando os bancos e baixios de marés ficavam expostos na sua quase total idade. A área foi sobrevoada, utilizando-se avião bimotor pertencente ao Governo do Estado do Maranhão, para visão global do comportamento das "sandwaves".
Descrição: MORAIS, Jader Onofre de. Evolução sedimentar da área adjacente ao Porto de Itaqui, Estado do Maranhão, Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.2, p. 143-151, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1581
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_jomorais.pdf555,98 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.