Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1582
Título: Concentrações de fósforo, nitrogênio, potássio e sódio na plataforma continental do território do Amapá, Brasil
Autor(es): Oliveira, Moisés Almeida de
Barreira, Ricardo Lincoln
Palavras-chave: Sedimentação - Depósitos - Amapá
Data do documento: 1977
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: OLIVEIRA, M. A. de; BARREIRA, R. L. (1977)
Resumo: O fundo marinho é recoberto por camadas de materiais de natureza orgânica, de origem remota ou recente, que se vêm depositando ao longo da história geológica. Levando-se em consideração o importante papel que desempenham os sais nutrientes contidos nos sedimentos, para o mecanismo de produção biológica, reveste-se de grande relevância o estudo dos mesmos nos ambientes aquáticos. O processo de eutroficacão esta relacionado com a presença de fósforo, nitrogênio e outros nutrientes nos sedimentos. A função destes como um reservatório dos nutrientes para a água foi identificada por McKee et al., 1970 (in Chen&Lu, 1976). O presente trabalho visa a oferecer uma contribuição ao conhecimento das concentrações de fósforo, nitrogênio, potássio e sódio e suas distribuições nos sedimentos da plataforma continental interna do Território do Amapá.
Descrição: OLIVEIRA, Moisés Almeida de; BARREIRA, Ricardo Lincoln. Concentrações de fósforo, nitrogênio, potássio e sódio na plataforma continental do território do Amapá, Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 17, n.2, p. 137-142, dez. 1977.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1582
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1977_art_maoliveira.pdf294,24 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.