Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1583
Título: Sobre a análise econômica da pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Nordeste Brasileiro
Autor(es): Santos, Edison Pereira dos
Coelho, Ranylson Ribeiro
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus - Brasil - Nordeste
Data do documento: 1974
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: SANTOS, E. P. dos.; COELHO, R. R. (1974)
Resumo: Como é sabido, à medida que se aumenta o esforço de pesca em uma população explorada, a produção aumenta até certo valor, diminuindo em seguida. Por outro lado, tem-se observado que é baixíssimo o incremento marginal da captura, quando se aumenta o esforço de pesca, a partir de valores pouco inferiores ao ponto máximo da curva de rendimento até este ponto máximo; neste caso, um pequeno crescimento da captura é obtido com um aumento muito maior do seu custo (Gulland, 1970). Levando-se em conta as considerações acima, este trabalho tem por objetivo obter o rendimento econômico líquido máximo, determinando-se a variação do lucro (valor econômico da produção menos despesas) da pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, com o aumento do esforço, no nordeste brasileiro. Como não se pode controlar algumas variáveis biológicas e econômicas, este trabalho é uma primeira abordagem do problema.
Descrição: SANTOS, Edison Pereira dos; COELHO, Ranylson Ribeiro. Sobre a análise econômica da pesca do pargo, Lutjanus purpureus Poey, no Nordeste Brasileiro. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.2, p.129-130, dez. 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1583
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_epdossantos.pdf109,81 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.