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Tipo: Dissertação
Título: Inovação e internacionalização em empresas de confecção do estado do Ceará: análise do desempenho da metodologia do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex)
Autor(es): Santos, Eduardo Oliveira
Orientador: Silva, Áurio Lúcio Leocádio da
Palavras-chave: Inovações tecnológicas;Comércio internacional;Indústria da confecção - Ceará
Data do documento: 2014
Citação: SANTOS, Eduardo Oliveira. Inovação e internacionalização em empresas de confecção do estado do Ceará: análise do desempenho da metodologia do Projeto de Extensão Industrial Exportadora (Peiex). 2014. 116 f. Dissertação (mestrado) - Universidade Federal do Ceará, Faculdade de Economia, Administração, Atuária e Contabilidade, Programa de Pós-Graduação em Administração e Controladoria, Fortaleza-CE, 2014.
Resumo: A alta competitividade entre as empresas, somada à necessidade de inovação tecnológica e à expansão do mercado internacional, faz com que a busca de conhecimentos nesta área seja cada vez mais contínua entre o empresariado brasileiro. O presente estudo combina estes dois temas atuais: a inovação e internacionalização, tendo como base um estudo de caso no Projeto Extensão Industrial Exportadora (Peiex). Objetiva-se, nesta pesquisa, analisar o desempenho da metodologia do PEIEX, tendo como base a sua contribuição para a inovação e a internacionalização em 180 empresas cearenses do segmento de confecção. Por meio de uma metodologia de pesquisa quantitativa, com base em dados secundários, foram identificados perfis destas empresas e analisadas estatisticamente as relações entre aspectos de inovação do instrumento de avaliação do Peiex com vendas no mercado internacional. Buscando-se contribuir para a ampliação da compreensão das relações entre estes dois fenômenos contemporâneos, os resultados apresentados mostram indícios de que a inovação representa importante fator a ser considerado como diferencial competitivo por parte das empresas pesquisadas, tendo papel importante no processo de internacionalização de empresas. Apesar disso, foi verificado que a falta de informação sobre incentivos fiscais e pleito de financiamento para inovação ainda é empecilho para o desenvolvimento de projetos de inovação. O estudo sugere ao Peiex implantar ações conjuntas ou estabelecer parcerias com instituições de apoio à inovação, de modo que os empresários atendidos possam adquirir conhecimentos acerca das diversas ações destas instituições e, com isso, promover o desenvolvimento econômico e a cultura exportadora junto a estas empresas.
Abstract: The high competitiveness among companies added the need for technological innovation and expanding the international market makes the search for knowledge in this area is increasingly continuum between Brazilian business. This study combines these two current issues: innovation and internationalization, based on a case study in Exporting Industrial Extension Project (Peiex). Objective is, in this research, analyze the performance of the methodology of PEIEX, based on their contribution to innovation and internationalization in 180 (one hundred eighty) cearenses companies in the manufacturing segment. Through a methodology of quantitative research based on secondary data, profiles of these companies were identified and statistically analyzed the relationship between innovation aspects of the assessment instrument Peiex with international sales. Seeking to contribute to expanding the understanding of the relationship between these two contemporary phenomena, the results show evidence that innovation is an important factor to be considered as a competitive advantage by companies surveyed having significant role in the internationalization process of companies. Nevertheless, it was found that the lack of information on tax incentives and funding for innovation election is still impediment to the development of innovation projects. The study suggests Peiex to implement joint actions or establish partnerships with institutions to support innovation, so that the assisted entrepreneurs can gain knowledge about the different actions of these institutions and thereby promote economic development and the export culture with these companies.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15830
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