Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1584
Título: Idade e crescimento do pargo, Lutjanus purpureus Poey, do Norte e Nordeste do Brasil
Autor(es): Menezes, Mariana Ferreira de
Gesteira, Tereza Cristina Vasconcelos
Palavras-chave: Lutjanus - Purpureus
Data do documento: 1974
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: MENEZES, M. F. de.; GESTEIRA, T. C. V. (1974)
Resumo: Sendo o pargo, Lutjanus purpureus Poey, um dos mais importantes recursos pesqueiros do norte e nordeste do Brasil, é essencial que se conheça a sua taxa de crescimento, que permitirá uma posterior análise da estrutura etária, das flutuações na abundância e disponibilidade de pesca. Anteriormente, Lima (1965) estudou o crescimento desta espécie, com material da mesma procedência, através da leitura dos anéis encontrados nos otolitos. Isto torna possível um confronto dos seus resultados, com os agora apresentados neste trabalho. Este estudo baseou-se na leitura das escamas de 364 indivíduos adultos, sendo 164 machos e 200 fêmeas, capturados ao largo do norte e nordeste do Brasil, durante o período de janeiro de 1967 a dezembro de 1969.
Descrição: MENEZES, Mariana Ferreira de; GESTEIRA, Tereza Cristina Vasconcelos. Idade e crescimento do pargo, Lutjanus purpureus Poey, do Norte e Nordeste do Brasil. Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.2, p. 81-85, dez. 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1584
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_mfdemenezes.pdf255,94 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.