Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1591
Título: Estudo da concentração do esforço empregado na pesca de lagostas, no Estado do Ceará (Brasil)
Autor(es): Rocha, Carlos Artur Sobreira
Mesquita, Antonio Luciano Lôbo de
Palavras-chave: Lagosta
Pesca - Ceará
Data do documento: 1974
Editor: Arquivos de Ciências do Mar
Citação: ROCHA, C. A. B.; MESQUITA, A. L. L. de (1974)
Resumo: Apenas as espécies Panulirus argus (Latreille) e Panulirus laevicauda (Latreille) são capturadas nas pescarias de lagostas, em toda a região nordestina brasileira. Estas pescarias vêm sendo controladas através de "mapas de bordo" e amostragens bio-estatísticas das capturas, além do registro dos totais desembarcados. No presente trabalho se estuda a concentração do esforço empregado na pesca de lagostas no Estado do Ceará (Brasil). Os dados em que se fundamenta o presente trabalho procedem de pescarias controladas pelo Laboratório de Ciências do Mar da Universidade Federal do Ceará e de "mapas de bordo", durante o período de 1965 a 1973. Tais dados são relativos à produção obtida (número de lagostas capturadas) e ao esforço de pesca empregado (número de covos utilizados) , na área de pesca compreendida entre as longitudes 37°20' - 40°10'W, na metade externa da plataforma continental cearense.
Descrição: ROCHA, Carlos Artur Sobreira; MESQUITA, Antonio Luciano Lôbo de. Estudo da concentração do esforço empregado na pesca de lagostas, no Estado do Ceará (Brasil) . Arquivos de Ciências do Mar. Fortaleza, v. 14, n.2, p.131-133, dez. 1974.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/1591
Aparece nas coleções:LABOMAR - Artigos publicados em revistas científicas

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
1974_art_casrocha.pdf151,36 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.