Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://repositorio.ufc.br/handle/riufc/15915
Tipo: Tese
Título: Comparação de estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermídia educativa sobre punção venosa periférica
Título em inglês: Education strategies comparison: dialogued lecture hypermedia and educational about catherization peripheral
Autor(es): Frota, Natasha Marques
Orientador: Caetano, Joselany Áfio
Coorientador: Araújo, Thiago Moura de
Palavras-chave: Tecnologia Educacional;Avaliação Educacional;Cateterismo Periférico
Data do documento: 15-Fev-2016
Citação: FROTA, N. M. Comparação de estratégias de ensino: aula expositiva dialogada e hipermídia educativa sobre punção venosa periférica. 2016. 160 f. Tese (Doutorado em Enfermagem) - Faculdade de Farmácia, Odontologia e Enfermagem , Departamento de Enfermagem, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2016.
Resumo: Os objetivos do estudo foram comparar a aprendizagem significativa entre grupos de acadêmicos de enfermagem que utilizaram uma hipermídia educativa e aula expositiva dialogada; verificar a apreensão do conhecimento dos alunos sobre PVP antes e após a aula expositiva dialogada e a hipermídia educativa e avaliar a satisfação do discente após a utilização da hipermídia educativa sobre PVP. Estudo experimental, orientado pelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com uma amostra de 149 discentes do sexto período de graduação em enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), distribuídos em dois grupos pelo processo de randomização, grupo controle positivo com 76 e grupo experimental com 73 estudantes. A coleta de dados ocorreu nos anos de 2013 e 2014 e primeiro semestre de 2015. A randomização foi realizada pelo programa Research Randomizer (Version 3.0). O grupo controle positivo realizou o pré-teste, seguido da aula expositiva dialogada em um semicírculo. O grupo experimental realizou o pré-teste no laboratório de informática e logo depois utilizou a hipermídia. O pós-teste em ambos os grupos ocorreu 15 dias após a aplicação das estratégias educativas. Empregaram-se o teste qui-quadrado, teste T e teste McNemar. Todos os aspectos éticos foram respeitados (CEP: 666.368). Na categorização dos participantes verificou-se a prevalência do sexo feminino nos dois grupos. O grupo que utilizou a hipermídia fez mais cursos a distância que o grupo controle positivo, com diferença significante (p=0.003). Já, comparando os escores médios após as intervenções da aula com a hipermídia, verificou-se que após a hipermídia foram maiores que após o grupo da aula (p<0.001). As estratégias de ensino como a aula expositiva dialogada e tecnologias da informação e comunicação são ferramentas úteis para o ensino, em especial na enfermagem, como foi observado no estudo, de forma que ambas apresentam amplas possibilidades de exploração perceptiva no âmbito da PVP.
Abstract: Objetivos OS fazer Estudo were comparar uma aprendizagem significativa Entre Grupos de Acadêmicos de enfermagem that utilizaram Uma hipermídia educativa e aula expositiva dialogada; VerificAR a apreensão do Conhecimento dos Alunos Sobre PVP Antes e apos uma aula expositiva dialogada e uma hipermídia educativa e avaliar a Satisfação do discente Apos uma utilização da hipermídia educativa Sobre PVP. Estudo experimental, Orientado cabelo referencial da Teoria da Aprendizagem Significativa de Ausubel, com Uma Amostra de 149 discentes do sexto Período de Graduação em Enfermagem da Universidade Federal do Ceará (UFC), Distribuídos em Dois grupos cabelo Processo de randomização, grupo Controle positivo com 76 e grupo com experimental 73 Estudantes. A Coleta de Dados ocorreu nsa ano de 2013 e 2014 e Primeiro semestre de 2015. A randomização foi realizada cabelo Programa Research Randomizer (Versão 3.0). O grupo Controle positivo realizou o pré-teste, seguido da aula expositiva dialogada em hum semicírculo. O grupo experimental realizou o pré-teste não Laboratório de Informática e logotipo DEPOIS utilizou uma hipermídia. O pós-teste em AMBOS OS GRUPOS ocorreu 15 dias apos a Aplicação das Estratégias educativas. Empregaram-se o teste qui-Quadrado, teste T e teste de McNemar. De Todos os Aspectos éticos were respeitados (CEP: 666,368). Na categorização dos Participantes verificou-se um Prevalência do sexo feminino nós dois grupos. O grupo that utilizou uma hipermídia Fez Mais cursos a distância Que o grupo Controle positivo, com Diferença significante (p = 0,003). Já, comparando OS escores Medios APOS como intervenções da aula com a hipermídia, verificou-se that Apos uma hipermídia were MAIORES that Apos o grupo da aula (p <0,001). Como Estratégias de ensino Como uma aula expositiva dialogada e Tecnologias da Informação e Comunicação São Ferramentas Úteis Para o ensino, em especial na enfermagem, Como foi observado no Estudo, de forma Que Ambas apresentam Amplas Possibilidades de Exploração perceptiva sem Âmbito da PVP.
URI: http://www.repositorio.ufc.br/handle/riufc/15915
Aparece nas coleções:DENF - Teses defendidas na UFC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2016_tese_nmfrota.pdf2,45 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.